Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Hayagriva

Hayagriva

Swami Krishnapriyananda Saraswati


GITA ASHRAMA
Porto Alegre, RS
2007-2010

Sri Hayagriva com Lakshmidevi

vedan yugante tamasa tiraskrtan
rasatalad yo nr-turanga-vigrahah
pratyadade vai kavaye ´bhiyacate
tasmai namas te ´vitathehitaya iti

“Tamas, na forma da ignorância personificada, no final da Yuga, assumiu a forma de um demônio, e  roubou todos os Vedas. Na posse d´Eles, o demônio desceu ao planeta Rasatala. Mas o Senhor Supremo, na Sua forma de Hayagriva, recuperou os Vedas e Os devolveu, a pedido, ao Senhor Brahma. Ofereço minhas respeitosas reverencias ao Senhor Supremo, de firme e infalível resolução”.

Srimad-Bhagavatam, 5.18.6


Quem é Hayagriva
Hayagriva é um Avatar do Senhor Vishnu. Sua adoração é feita tendo-O como Deus do conhecimento. Ele tem o corpo humano e uma cabeça de cavalo, com uma brilhante cor branca. De acordo com os Puranas, quando na ocasião do Dilúvio, em que Manu se encarregou de preservar um casal de cada animal num barco imenso, bem como os sete sábios e as Escrituras, Sri Hayagriva foi quem recuperou os Vedas que haviam caído nas águas da devastação, e estavam em poder dos demônios Madhu e Kaitabha, considerados a personificação da ignorância.

Hayagriva ensinou os Vedas para o Senhor Brahma, Os quais foram então ensinados na ordem de sucessão discipular para os Kumaras, Sri Siva, e Sri Vaishnodevi.

Hayagriva é a personificação da pureza, da vitória do conhecimento puro, que é conduzido pelas mãos do Senhor, que sobrepõe-se às forças demoníacas das paixões inferiores bem como da escuridão da ignorância.

Hayagriva é uma Deidade de grande significado e importância para os Vaishnavas, porque Ele abençoa àqueles que procuram o conhecimento, quando iniciam os estudos dos ensinamentos sagrados das Escrituras. Uma especial adoração e comemoração é feita no Purnima ou dia de Lua cheia que ocorre em Sravana-Paurnami (Agosto-Setembro) – Avatara-Dina – e no Mahanavami, que ocorre na última noite no Navaratri, o festival das nove noites de Devi.

Os devotos de Hayagriva costumam saudá-lO com o Mantra abaixo, que se encontra no Pancaratra Agamas:

jnAna-Ananda-mayam devam nirmala-sphaTikAkRtim
AdhAram sarvavidyAnAm hayagrIvam upAsmahe!

“Ó abençoado Hayagriva, És o néctar da bem-aventurança do Supremo, claro e puro Conhecimento, que remove todo o Maya da ignorãncia; reverências a Ti!”

Sri Vaishnavas
Uma especial reverência é feita para Sri Hayagriva pelos Vaishnavas da sucessão de  Sri Laksmidevi Sampradaya (Sri Ramanuja e seguidores). Especialmente edanta Desika (1269-1370), o seguidor de Sri Ramanuja. Vedanta Desika é considerado uma reencarnação de Ghanta (sino) do Senhor de Tirupati. A tradição diz que, na iniciação do Garuda mantra feita pelo seu Guru, Desika foi até Thuryvaheedrapram em penitência, cantando o Mantra, quando então Sri Garuda apareceu diante dele e ensinou-lhe o Hayagriva Mantra. Então, o Senhor Hayagriva, também, apareceu diante dele dando-lhe de presente um ídolo de Si mesmo para Swami Desikan. Por esta razão, nos templos dos seguidores de Desikan há uma Deidade de Hayagriva adjacente.

No Hayagriva Stotram encontramos o seguinte verso:

“Ele possui quatro mãos de lótus, com uma das mãos abençoando concedendo o conhecimento; suas mãos seguram livros de sabedoria, bem como a Concha e o Disco. Sua beleza é tal qual o puro cristal transparente, e Seu brilho auspicioso jamais decai. Que o Senhor Hayagriva, da fala que banha com frescos raios da Graça, caiam por sobre mim, para sempre manifestando-se  em meu coração” Hayagriva-stotram, 32

Representação
Usualmente Sri Hayagriva é representado estando sentado, tendo Sua mão direita abençoando, bem como fazendo o gesto ou Mudra conhecido como Vyakhya Mudra, que é o gesto do ensinamento. A mão direita segura um Aksha Mala  ou rosário de contas, o qual refere-se ao Mantra Sadhana do conhecimento com meditação. Sua mão esquerda inferior segura um livro, indicando-O como Mestre Supremo. Sua expressão é serena e pacifica, e não sorri. Ele, também segura o Buzio transcendental.

Alguns budistas usam a imagem de Hayagriva como um ícone do conhecimento e maestria, mas  representado-O com expressão temível, mas não é o caso dos seguidores Vaishnavas.

No mais das vezes, Hayagriva aparece tendo Laksmidevi em Seu colo, sentada por sobre a Sua cocha esquerda (posição da Sakti), A qual segura uma flor de lótus. Esta forma mais comum é conhecida como Laksmi-Hayagriva. Eventualmente Hayagriva é representado sozinho, estando numa pose de meditação, como é o caso do templo de Tiruvahindrapuram. Esta forma é conhecida como Yoga-Hayagriva. Hayagriva é a principal deidade do templo Parakala-Matham, a mais importante representação da Srivaishnava Sampradaya atualmente existente.

Os Lilas de Sri Hayagriva
A expressão sânscrita, “hayagriva”, significa “quem possui  o pescoço de cavalo”. Conta a história védica que um  filho de  Kashyapa Prajapati almejava a imortalidade. Tendo feito grande penitência, ele conseguiu receber uma bençao da Deusa Durga, de modo que poderia ser morto apenas por outro “Hayagriva”. Isso fez com que o filho de Kashyapa se sentisse mais e mais invencível, e então ele começou a perturbar os Devas. Sendo perturbados pelo rapaz, os Devas foram até Vishnu pedir ajuda, mas apesar de todo o esforço, Ele, também, não conseguiu matar Hayagriva, o filho de Kashyapa.

Sri Vishnu, então, retirou-se depois da batalha, indo até Vaikunta Dham para meditar e recuperar-se. Na posição de Padmasana (posição de lótus), manteve sua cabeça apoiada pelo Seu arco. Novamente os Devas aproximaram-se de Vishnu pedindo ajuda, contra as investidas de Hayagriva, mas foram incapazes de retirar Vishnu da sua meditação. Então os Devas pediram para um grande número de térmitas para ajudá-los a despertar Vishnu, corroendo o arco que apoiava o Seu queixo. Atendendo ao pedido dos Devas, as térmitas roeram o arco que estava segurando o queixo de Sri Visnu. A corda do arco então produziu um ruido assim que ele se quebro, fazendo com que todo o universo tremesse. A corda do arco chicoteou com força o Senhor Vishnu, fazendo com que a cabeça dÉle fosse cortada fora.

Vendo tal acontecido, os Devas ficaram apavorados, e então oraram desesperadamente para Devi Durga, pedindo por auxílio. Durga Devi estava contente com as preces e louvores dos Devas, e disse a eles que não deveriam temer, dizendo-lhes que “nenhum incidente no Universo é sem algum motivo”. Ela disse aos Devas que tinha sido quem concedera a bênção ao Hayagriva, pedindo aos Devas que colocassem uma cabeça de cavalo no Senhor Vishnu, no lugar da que fora cortada pela corda do arco d´Ele, e assim Ele ficaria com a aparência de Hayagriva (quem tem um pescoço ou cabeça de cavalo), e então iria matar o tolo filho de Kashyapa.

Brahma fez um arranjo e colocou a cabeça de um cavalo no Senhor Vishnu, trazendo-O a vida novamente. Então Sri Vishnu entrou em luta com o filho de Kashyapa, que estava atormentando os Devas, derrotando-o.

Há, também, uma versão que conta o fato de que na época da criação, os demônios Madhu e Kaitabha roubaram os Vedas de Brahma, fazendo com que Vishnu assumisse a forma com cabeça de cavalo, e então tendo ido e recuperado os Vedas, tendo morto os demônios. Os dois corpos dos demônios, Madhu e Kaitabha se desintegraram em 12 partes: duas cabeças, dois bustos, quatro braços, e quatro pernas. Isso é considerado uma representação dos doze locais sísmicos da Terra. Também é dito que durante a criaçao, Sri Vishnu assumiu a forma de Hayagriva para compilar os Vedas.

Há Vaishnavas que consideram Hayagriva como Dasavatar de Vishnu; junto com as formas de Rama, Krishna, e Narasimha, Hayagriva é um importante Avatar do Senhor Vishnu.

Sri Vadhiraja Thirta
Um grande devoto do Senhor Krishna, chamado Vadhiraja Thirta, da Udupi, costumava oferecer aveia tostada (Kollu) para o Senhor Hayagriva. Ele tinha o hábito de recitar o Hayagriva Sloka e colocava as oferendas por sobre  a sua própria cabeça. Então o Senhor Hayagriva comparecia pessoalmente e comia a oferenda devido a intensa fé do devoto. Vadhiraja recitava os seguintes versos:

Na Hayagrivath Param Asthi Mangalam
Na Hayagrivath Param Asthi Pavanam
Na Hayagrivath Param Asthi  Dhaivatham
Na Hayagrivath Pranipathya Sedhati!

Não há nada mais auspicioso do que Sri Hayagriva; não há nada mais sagrado do que Sri Hayagriva, o destruidor dos pecados acumulados. Não há nada superior a Sri Hayagriva; ninguém mais se entristece após realizar Saranagahi aos sagrados pés de Sri Hayagriva”

Hayagriva é também chamado de Veda Murti (corporificação dos Vedas). Ele é o Akarathan, porque protege todas as criaturas. Foi Ele quem ensinou o conhecimento transcendental para Srimati Saraswati Devi, sem a Sua graça nós não poderíamos alcançar o conhecimento transcendental.

HariHara Om Tat Sat

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.