Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Jagannatha, o Coração de Krishna

Jagannatha, o Coração de Krishna

Swami Krishnapriyananda Saraswati

Gita Ashrama

2010

O coração do Senhor Krishna - Nila Madhava - repousa em Jagannatha



Antigas Escrituras como o Skanda Purana, Kapila Samhita, e o Srala Mahavhart, descrevem diferentes tipos de histórias a respeito da origem de Jagannatha. O Grande poeta de Oriya, Sarala Das, descreveu no Sarala Mahabharata, o Senhor Jagannatha como sendo o Senhor Krishna. Após o final da era Mahabharata, o Senhor Krishna foi descançar sobre um trono de Siali-lata (uma árvore trono), e na época, uma tribo chamada de Jara-Sabara (Angad, filho do rei Bali na Treta yuga), feriram o Senhor Krishna por engano, e informaram o feito para Pañcha-Pandava (os cinco irmãos). Na chegada dos Pandavas, o Senhor Krishna aconselhou-os e removendo o poder celeste do arco-balestra de Arjuna, abandonou o corpo terrestre. Os Pandavas ficaram tristes, e levaram o corpo para o este e o cremaram ali, mas surpreendentemente o coração não pode ser destruído, e assim eles O jogaram no mar. O coração indestrutível flutuou na superfície do mar com um brilho intenso (Jyoti). Após um logo período, Viswavasu, o rei da tribo Sabara percebeu o brilho divino e colheu-o na praia. Este brilho divino tornou-se um Linga azul de pedra. Esta Pram-Bigraha (estátua), ficou conhecida como Nilamadhava Linga, em Nila-Kandara (enviada na montanha azul), e foi adorada, a partir daí, por Viswavasu.

Trimurti
Após ter escutado a voz divina, o rei Indradyumna coletou, então, o Dharu (uma grande peça de madeira), na praia do mar, e a guardou numa sala (agora conhecida com o nome de Templo Gundicha), e queria esculpir uma imagem no Daru Brahman. Indradyumna encarregou muitos escultores da tarefa de esculpir a deidade, mas eles falhavam de modo misterioso. Quando rei ficou muito aborrecido pelo fato, o preceptor de todos os arquitetos, o Senhor Vishvakarma, viajou do céu até a Terra disfarçado de carpinteiro. Ele fez uma promessa par o rei que iria esculpir o ídolo, uma vez que fosse feito numa sala fechada, e que ninguém a abrisse durante o prazo estipulado de 21 dias. Esta foi a condiçãopara que o trabalho de esculpir a madeira tivesse início. Mas mesmo após 14 dias o Senhor Vishvakarma não conseguia chegar na forma atual da Deidade. Então, uma voz divina disse: "Escute Vishvakarma, agora Eu vou me expandir em mais duas imagens para a sua visão, da qual uma é o criador, e a outra é o destruidor, e a Mim mesmo que Sou o observador, o qual você tem visto no Yajña (cerimônia sagrada), e vá adiante para o término". Então Vishvakarma cortou o Daru ao longo em seis fragmentos, e esculpiu dos quatro fragmentos o Senhor Jagannatha, o Senhor Balabhara, e a Deusa Subhadra, e o Senor Sudarshana. Acredita-se que os outros dois pedaços foram enviados para o estado de Assam, no nordeste da Índia.

Contudo, antes do prazo estipulado para que a porta fosse aberta, a rainha esposa de Indradyumna, Gundicha, abriu a porta do quatro lacrado, e surpreendeu-se que o velho carpinteiro não estava na sala. Ali ela encontrou quatro maravilhosas imagens. O rei caiu de tristeza. E o rei escutou uma voz que lhe disse: "Instale estas meia imagens na jóia do trono, e adore-As como o Senhor Balabhadra, Senhor Jagannatha, e Deusa Subhadra, e Senhor Sudarshana. Então o rei construiu um lindo templo no centro de Sakha-kshetra (paraíso), e junto com Deva Maharishi Narada convidaram o Senhor Brahma para consagrar o templo.

Sri Jagannatha, no Seu peito está Nilamadhava Linga
Neste meio tempo de espera (para que o Senhor Brahma viesse), sobre a Terra passou-se uma era, de tal modo que o templo foi cobertopela areia, e nenhum parente do rei ficou vivo. Um rei chamado Galamadhab alcançou o topo do templo, quando acidentalmente o a pata do seu cavalo bateu na ponta da cúpula. Então o rei Galamadhab removeu a areia que estava encobrindo o templo, recuperando-o após fazer alguns reparos. Quando Indradyumna retornou de Brahmaloka (a morada do Senhor Brahma), com o Senhor Brahma e outros santos, ele encontrou Galamadhab reinvindicando o templo como sua própria realização e sua propriedade. As tartarugas do tanque de Indradyumna e o corvo Bhusandi, sobre a árvore Kalpabata (uma figueira-de-bengala dentro do templo), declararam diante do Senhor Brahma que Maharaj Indradyumna era o verdadeiro construtor, e fundador do templo.

No nono século na dinastia Soma, o rei Jajati Kesari de Orissa, construiu um pequeno templo para o Senhor, mas devido ao efeito do vento salino do mar, o templo foi danificado. No século XII, o rei Chodagangadev, o fundador da dinastia Ganga, construiu o templo para o Senhor, o qual está sob a copa de hoje. O templo dos dias de hoje foi completado pelo rei Anangabhima Dev, mas a história disse é silêncip. Nos séculos XV-XVI, sobreveio o imperialismo Surya Banshi, que fez surgiu o pequeno Gajapat, e onde está a grande maioria dos rituais e formas dos rituais para o Senhor de hoje.

Durante este período, o rei Gajapati, como o real rei de Orissa, era um subordinado do Senhor Jagannatha. Gajapati era apenas um subordinado do templo do senhor Jagannatha. Após a perda da independência de Orissa, em 1568, o poder passou de um para outro como Afegãos, Mongóis, Marathas, e Britânicos. Mas Gajapati de Puri foi o ex-escritório e co-presidente do comitê diretor do templo. O Rei Gajapati foi um dos principais Sevayat (servo abnegado), do Senhor, mais do que os outros Sevayats anteriores.


Balaram, Subhadra e Jagannatha


Jagannatha x Gajannatha
O Senhor Krishna é onipotente, onipresente e onisciente. Ele está em tudo e em todos. Krishna imitava os elefantes que na hora da sesta roubavam manteiga dos moradores da vila de dentro de suas casas. É dito que quando o imenso tronco ou Daru veio pelo mar, para servir de material para esculpir as Deidades de Nilakanta, foram elefantes que puxaram-no até o palácio do rei. Mas "jagannatha" é também um anagrama de "gajannatha", ou seja, o Senhor Ganesha. É possível vermos muitas imagens de Jagannatha bem como Balaram tendo tromba também. Em Jagannatha Puri uma tromba é colocada em Jagannatha e Balaram uma vez por ano para lembrar os passatempos ou Lilas de Krsna e de Daru Brahman. O atual sistema de adoração no templo de Jagannatha Puri foi estabelecido por Sri Adi Sankaracarya, no século VIII, uma vez que Ele era um Brahmna Nambudiri, a mais elevada classe de Brahmanas, e que até hoje são os que se encarregam de estabelecer os templos oficiais na Índia.

hari hara om tat sat

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.