Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Siva, o Senhor Supremo

Swami Krishnapriyananda Saraswati


OM
Hari Hara OM
Om Namo Bhagavate Vasudevaya!

Namaste

"Caro Maharaj, continuo  a fazer a minha pesquisa sobre Sr. Siva Mahadeva, não como gostaria, porque o tempo não me permite, mas sempre com muito gosto e alegria. enho encontrado muita informação na net, mais uma vez grato pelas vossas recomendações, mas à medida que pesquiso surgem mais dúvidas acerca da vida do Sr. Siva Mahadeva . Por isso mais uma vez vos contacto,  espero não estar a ser impertinente. Agradeço desde de já a vossa atenção e paciência. As questões são as seguintes:"

O Sr. Shiva era um homem que se tornou Deus, ou sempre foi considerado como  um Deus?

Siva é o Supremo em Si mesmo; Brahman (o Supremo; não confundir com Brahma, o criador do mundo material), na Sua forma de "transformação". Ele é Siva Tattva, ou seja, está acima da trimurti (chamada de "trindade"). Ele é também forma ou Rupa do Senhor, sendo Transcendental como gunavatara da prakriti. A Trimurti ou “três formas” Guna Avataras de Brahman, derivadas da Prakriti ou Devi em Si mesma, ou ainda “natureza material”, São, respectivamente: Brahma, o Criador do mundo material; Vishnu, o conservador, e Siva, o transformador. Sempre que há um novo começo, de tudo materialmente e mesmo espiritualmente, é o Senhor Siva que se encarrega da devastação para que ocorra este novo começo. Siva é, também, o significado de “grande auspiciosidade”, por isso Ele é considerado a Auspiciosidade Personificada, MahaPurusha, Mahadeva, etc.  No calendário babilônico Ele é o mês das queimadas, e está presente mesmo no calendário dos povos descendentes daqueles, como hebreus (judeus), e outras nações. A Pérsia, antes de ser invadida pelos muçulmanos, era conhecida como Siva Aairyan, ou "auspiciosidade ariana"; terra dos arianos, etc.

Siva Nataraja - a dança da transformação
Para a sua sabedoria, note que a filosofia do Sanatana Dharma é fundamentalmente agrária ou rural; então as coisas de um modo ou de outro se relacionam com a vida rural, preferencialmente nos seguintes termos: Siva (preparo da terra pelas queimadas da palha e limpeza do campo); Brahma (semeadura, e colheita com o seu devido armazenamento), e Vishnu (colheita e armazenamento da plantação.; manutenção da semente para nova plantação). Antropologicamente, a filosofia védica está intimamente ligada ao Karma ou atividade das pessoas, porque se baseia no Varna e Ashrama, ou seja, à posição que cada um ocupa dentro da sociedade e como se relaciona com a consciência espiritual, em cada etapa da vida material.

O Senhor Siva é nosso Prajapati original. Os textos sagrados falam que o Sr. Brahma fez o mundo material e deu-se conta de que havia “criado” tudo a partir de matéria pré-existente. Portanto haveria alguém antes de ele. Mas antes de ficar pensando neste assunto, ele, depois de ter criado todas as criaturas, vegetais, etc., fez surgir os primeiros seres humanos, ou Kumaras (do sânscrito: puros ou virgens). Surgindo os quatro Kumaras e as respectivas Kumarinis para que iniciassem a humanidade. Contudo, os Kumaras passeando pelo universo encontraram-se diante da porta do palácio de Vishnu, e dali por diante não quiseram saber de outra coisa a não ser de serviço devocional e liberação do Samsara. Quando o Senhor Brahma ficou sabendo disso, e insistiu para que eles dessem início a geração de pessoas, os Kumaras se negaram veementemente, porque estavam cheios de amor puro por Deus ou HariPrem; nada mais os atraia a não ser o amor puro por Deus; por quele Quem criou Brahma o criador.

A Trimurti é gerada no ventre de Devi
Ficando muito irado, o Senhor Brahma fez surgir de sua testa um facho vermelho, e deste facho - vendo a condição da ira de Brahma para dar início às pessoas no mundo - , surgiu o Senhor Siva, e que por isso ficou sendo conhecido como Rudra-Jamala, ou seja “surgido da ira”. Mas o Senhor Siva é anterior a Brahma, porque primeiro vem a devastação, depois a criação, e por fim a manutenção, e assim num ciclo de eras sucessivas. Contudo, a Trimurti interage segundo os Lilas ou passatempos do Senhor (Brahman), e desta forma, foi então o Senhor Siva encarregado de dar início aos primeiros seres humanos. Por isso é que Siva é nosso Prajapati original. Siva e Sakti deram início a humanidade. Como os Kumaras não quiseram iniciar a criação das pessoas, Vishnu compreendeu que era necessário ajudar um pouco, doando uma polegada da Sua pele para colocar uma parte na língua e outra nos genitais dos novos seres, para que então se interessassem pela reprodução. Assim foi feito, o Senhor Siva encarregou-se de dar inicio a primeira produção de pessoas no mundo. Mas houve alguns problemas. As pessoas se degeneraram em atitudes pior do que a de animais; os homens não queriam saber das mulheres, e nem as mulheres dos homens; se uniam pelo prazer sexual puramente e de cunho homossexual; então depois de um certo tempo foi necessário o dilúvio da devastação para dar início a uma nova “humanidade”. Desta vez, Manu ficou encarregado de formular as leis, por isso, de fato, se diz “humanidade”, porque segue Manu “hu_manu= pelas leis de Manu”. Estas leis foram necessárias para que a humanidade fosse de fato “humana”, ou seja, conforme os princípios védicos.

Depois da devastação do dilúvio, onde Manu se encarregou de salvar os Vedas e os animais num imenso navio, conforme a orientação do Senhor Vishnu na forma de um peixe, Manu, depois de 40 dias e noites, deu início ao primeiro Aarati Puja para trazer a vida de volta ao Planeta. Seu Aarati feito de leite e lamparina de Ghee, fizeram renascer das águas da devastação nossa mãe ou Evasi, ou seja, aquela que iria originar toda a humanidade. Então Siva se encarregou novamente de construir a humanidade, e foi dito que dali por diante não haveria mais a devastação pela água. Há outros Lilas ou passatempos que ocorrem durante as águas da devastação. O leitor poderá ler isso com grande interesse no Bhagavata-Purana.

O Senhor Siva é nosso criador original; Ele é eterno, sempre existente, pura auspiciosidade; nossos corpos são originados do Senhor Siva; todos somos filhos de Siva e Parvati, e temos uma pequena parte de Vishnu na forma de uma pele diminuta que nos dá o prazer da língua e genitais. Foi a imensa misericórdia do Senhor Siva, e ajuda inestimável do Senhor Vishnu, que oportunizaram nossa vinda para este Patala, e nele alcançar a liberação. Erroneamente invejosa do Supremo, e Seus passatempos eternos, a entidade viva corporificada crê-se como sendo o Supremo, e identificada com o corpo material deseja desfrutar dos prazeres da língua e genitais, como se eles fossem a única coisa real, enquanto na realidade é temporária e está sujeita à degradação do tempo.

 
Sr. Shiva é semideus?

Ardhanarisvara. forma Siva-Sakti
Como vimos, Siva é o aspecto transformador Guna Avatara do Brahman, portanto, Ele não e um semideus. Este termo “semideus” surgiu devido ao fato que há uma mudança de semântica na origem da mitologia. Nem sequer há “deuses”, tudo é o Uno em diferentes formas, assim como alguém permanece o mesmo apesar de diferentes roupas que use. Na filosofia dos Aairyanos os Asuras eram os semideuses ou “anjos” (sânscrito= Angira), daí temos o Azuramazda ou Masdeísmo, a religião de Zoroastro. Os Devas eram “semideuses” porque eles ainda não tinham logrado a liberação do Samsara, mas desfrutavam de um bom Karma acumulado. A mitologia grega emprestou isso de alguém ser meio deus meio homem (herói). Ao longo da existência, formou-se um dualismo do tipo maniqueísta, separando-se os semideuses do bem, dos semideuses do mal. Então dos Devas ficaram sendo considerados os do bem, e os Asuras os do mal. O Senhor Siva é chamado de MahaDeva, ou seja, grande Deva, porque ele é o Senhor dos Devas ou “semideuses”, mas Ele não é um semideus ou Deva no sentido de ter um corpo material mais purificado ou que está num patamar de Karma e desfrute superior. Mas o Senhor Siva, também, é conhecido como Mahabhuta, ou seja, o Senhor dos fantasmas e mesmo dos demônios. Logo, nem mesmo mitologicamente poderemos dizer que Siva é um semideus, porque é o Senhor deles, está acima deles; Ele os cria e os destrói.

A idéia disseminada de que o Senhor Siva é um semideus surgiu com força na Idade Média, feita pelos dualistas Vaishnavas ingênuos que, influenciados pelas seitas judaico-cristãs (principalmente muçulmanos e cristãos católicos), tinham que afirmar que Deus é o supremo macho; enquanto que o Senhor Siva, na visão da teogonia védica, não é nem masculino nem feminino, porque está acima da mundaneidade, sendo o Supremo Uno ou Ardhanarisvara, uma vez que no Advaita não separamos os princípios masculino e feminino.

Todas as glórias ao Senhor Supremo Sri Siva, a forma transformadora de Brahman.

Hari hara om tat sat

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.