Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Amor das Gopis por Kṛṣṇa


Amor das Gopīs por Kṛṣṇa

Śrī Swāmi Sivanānda

© Tradução para o Português de
 Śrī Swami Kṛṣṇaprīyānanda Saraswatī

SANATANA DHARMA BRASIL
GITA ASHRAMA
Porto Alegre, RS
2007-2010


Rasa Lila (Kṛṣṇa dança com todas as gopīs ao mesmo tempo)

 Compreendendo o Līlā
Algumas pessoas dizem: Kṛṣṇa não é o Senhor. Ele não é um Avatara. Ele é um vaqueirinho apaixonado, que brincava de forma luxuriosa com as Gopīs!”. Mas qual era a idade do Senhor Kṛṣṇa naquela época?  Ele era um menininho com sete anos. Poderia existir algo de paixão mundana n’Ele? Quem pode entender o segredo do Rasalīlā, e do Madhurya Bhāva, o mais elevado cume de Bhakti, Atmanivedana ou total rendição ao Senhor? Isso é apenas para Nārada, Śuka Deva, Chaitanya, Mira, Hafiz, Ramānanda, as Śakhins ou Gopīs que puderam compreender os segredos do Rasa-Līlā. Apenas as Śakhis estão qualificadas para isso. Ele não realizou milagres quando era um menininho? Ele não mostrou que era uma Avatara do Senhor Hari? Ele não deu o Virat Darśana para Sua mãe quando ainda era um bebê? Ele não derrotou a serpente Kaliya ficando por sobre a sua cabeça? Ele não se multiplicou em inumeráveis Kṛṣṇas? Quem foram as Gopīs? Quem não se embriaga sabendo que o Senhor Kṛṣṇa apareceu com cada uma das Gopīs individualmente ao mesmo tempo? O som de Murali jogava as Gopīs num estado de êxtase divino ou de comunhão sagrada. Todas elas estavam acima da consciência do corpo.

O Senhor Kṛṣṇa pegou as roupas da Gopīs e as colocou em outro lugar, deixando-as desnudas. Que grande filosofia há nisto! Ele ensinou para elas: “Ó Gopīs! Não tenham apego a nada. Abandonem esta ideia de corpo e sexual, e alcancem o Atmam Imortal incorpóreo e assexual”.

As Gopīs de Vrindāvana eram devotas maravilhosas do Senhor. Elas eram totalmente rendidas ao Senhor. As Gopīs eram Devasis que se fundiram com Kṛṣṇa através de amor intenso. O amor delas mantinha Kṛṣṇa como amor divino. O Senhor Kṛṣṇa tocou a Sua flauta numa noite de lua cheia. As Gopīs correram rapidamente para onde estava o Amado delas. Suas mentes estavam absorvidas em Kṛṣṇa. Elas esqueceram tudo quando ouviram o som da flauta de Kṛṣṇa

Radha é acalentada.
Algumas deixavam suas casas enquanto estavam ordenhando as vacas. Outras deixavam suas casas quando estavam servindo os seus maridos com alimento. Algumas Gopīs não retiravam o arroz doce que faziam de sobre o fogo. Algumas Gopīs estavam amamentando seus filhos. Outras Gopīs estavam comendo. Algumas Gopīs estavam servindo seus convidados com comida. Mas elas deixavam todos os seus trabalhos pela metade. Suas roupas e ornamentos estavam todos desalinhados. Elas correram para contemplar Kṛṣṇa. Kṛṣṇa era seus Prāṇa e alma Verdadeiros. Elas não podiam tolerar a Sua separação nem mesmo por um segundo. Quanto devotas eram as Gopīs! Você pode imaginar isso? Isso está além da imaginação.

Quando o Senhor Kṛṣṇa desapareceu repentinamente, elas correram de floresta em floresta. Elas perguntavam às árvores se tinham visto o seu Amado. Elas perguntaram as plantinhas trepadeiras, à terra e aos esquilos. Elas imitavam as ações e chamavam-se a si mesmas de Kṛṣṇa. Todos os pensamentos delas estavam direcionados apenas a Kṛṣṇa. Elas apenas conversavam sobre Ele. Elas cantavam os Seus feitos apenas. Elas estavam plenas de Kṛṣṇa. Elas estavam mergulhadas no amor d’Ele. Elas não tinham outros pensamentos. Elas não tinham outras aspirações. Elas não pensavam em suas casas ou parentes. Elas foram até as margens do Yamuna e cantaram em coro por Kṛṣṇa, e oraram fervorosamente para Seu retorno.

Agradado com a devoção das Gopīs, Kṛṣṇa apareceu de repente diante delas, e disse assim: “Bem vindas, ó grandiosas! Que posso fazer por vocês? Está tudo protegido em Vraja? Digam-me o motivo de terem vindo aqui? A noite é terrível e animais selvagens caminham ao redor. Voltem para Vraja. Este não é um lugar para mulheres. Vocês possuem suas mães, pais, filhos, irmãos e maridos. Eles estão procurando por vocês. Não causem dor a ninguém. Até quando mais, vocês agora veem esta floresta adornada com flores e sendo iluminada pelos raios da lua cheia, onde as árvores e seus tenros ramos gentilmente se movem pela agradável brisa do Yamuna irá manter seu esplendor? Agora voltem, ó damas virtuosas, para suas casas e olhem para seus maridos. Os bezerros e seus filhos estão chorando. Vão e deem a eles o que beber. Se vocês vieram até aqui, forçadas pelos seus amores por mim, este é um encontro apropriado para todas as pessoas terem amor por mim. A devoção aos seus maridos é uma grande religião para as mulheres. Elas devem procurar pelo bem-estar dos seus amigos e educar suas crianças. Os maridos talvez sejam maus, velhos, doentes ou pobres. Mas aqueles que desejam o mundo superior – Loka – não devem abandonar os seus maridos. A junção com quem não é seu marido é inconveniente e vergonhosa. Talvez vocês tenham amor por mim de outro modo diferente pelo qual se aproximam de mim. Portanto, voltem para suas casas”.

Sri Kṛṣna encanta as gopīs com o som de Sua flauta
As Gopīs receberam um choque neste momento. Elas ficaram abatidas com sofrimento. Elas tinham dado tudo por causa de Kṛṣṇa e elas não podiam ouvir estas duras palavras de Kṛṣṇa. Por fim, elas romperam o silêncio: “ó Senhor! Não diga estas palavras duras. Todas abandonamos tudo, e buscamos os Teus pés. Ó Vós! Que é difícil de ser alcançado, não nos abandone, e pense como o primeiro Purusha é pensado naqueles que buscam Moksha. Vós falastes, ó amado, das nossas obrigações para com nossos maridos, filhos, e amigos, como se fostes um professor religioso, mas Sois em Vós mesmo a meta daquelas injunções religiosas. Então, deixe-nos repousar em Vós. Vós Sois o grande amigo de todos os seres, para os quais Vós Sois o próprio Ser. Por que nós temos que cuidar de nossos maridos e filhos, origens das misérias que eles são? Nós somos apegadas a Vós, a constante origem da felicidade”. Nestas palavras, as Gopīs expressam sua profunda afeição pelo Senhor Kṛṣṇa. Nós encontramos as Gopīs rendidas completamente – Atma-nivedam – no seu verdadeiro sentido. Elas nem mesmo cuidaram de suas vidas. Como poderiam elas ocupar-se, então, com seus maridos, amigos e gado?

Se você deseja alcançar Kṛṣṇa, você deve servir a Ele como Gopi. Você deve adorá-lO com a atitude mental de uma Gopi. Os devotos que adoram Kṛṣṇa com Gopi Bhava desfrutam Madhurya Rasa.

O Senhor Kṛṣṇa veio a este mundo com o objetivo de erradicar o mal e proteger os honestos, e não pode estar associado com o instinto sexual ou paixão com relação as Gopīs. Ele é servo de Seus devotos.

Apenas através de Bhakti nós poderemos alcançar a graça do Senhor, e cruzar o oceano do Samsara. Deixai-nos agora cantar os Santos Nomes do Senhor Kṛṣṇa: “Om Sri Kṛṣṇa Govinda Hare Murara, Hey natha Narayana Vasudevaya”. Deixai-nos sempre nos lembramos do Mantra Bhagavata, o qual pode trazer por sobre nós a paz e bem-aventurança eterna: Om Kṛṣṇaya Vasudvaya Haraye Pramatmane, Pranatah Klesanasaya Govindaya Namonamah. 

Reverências junto a Ti, ó Hari, o Senhor Supremo. Ó Govinda! Ó Kṛṣṇa, o filho de Vasudeva (o governador interno de todos os seres), quem remove as aflições daqueles quem se prostram diante de Ti.

Glórias aos Bhagavatas! Glória a Vyasa! Glória aos Bhaktas! Glória ao Senhor Kṛṣṇa! Que as bênçãos do Senhor Kṛṣṇa e dos Bhagavatas caiam por sobre nos!

Hari Hara Om Tat Sat

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.