Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Águias e Pombos


Swami Krsnapriyananda Saraswati





Há águias e pombos. As águias são audazes, voam alto. Os pombos são medíocres, se contentam com qualquer lixo que lhes dêem para comer.

As águias voam alto, buscam o melhor, mas às vezes elas não vêem nada lá de cima, então elas pousam, são avatares. Os pombos vivem em grupos, e formam guetos; quem for de outra cor, de outra pena, são inimigos.

A águia tem um filhote por vez, muito raramente, dois. Os pombos se reproduzem aos milhares, e somente consomem. a consciência dos pombos é medíocre, pequena, um deseja comer o outro. 

A consciência da água é aguda protetora, tem seu ninho bem no alto. os pombos, inclusive, defecam onde moram, são fontes de doenças mortais para os humanos e outros seres vivos. As águias trocam de pena depois de um longo jejum, quando completam 40 anos; os pombos morrem cedo porque vivem para comer, reproduzir e brigar e defecar.

Depois de trocar as penas, as águas vivem mais 40 anos. os pombos não trocam penas, morrem como pombos, porque são pombos, e vivem 6 anos sem fazer outra coisa além de poluir.

A questão é: como um pombo pode virar água? Meu avô dizia, "ovelha não é pra mato”, mas no caso da água e do pombo, um esforço para ver o mundo além de si mesmo é o suficiente. Quem se arrisca?

om hari hara om tat sat

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.