Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Quem é Subhadra?


Quem é Subhadra

Swami Krishnapriyananda Saraswati



Gita Ashrama

2010


Kamsa tenta matar Subhadra - Durga Devi


 
“Caro Krishnapriyananda Swami,
Gostaríamos de saber, da relação de Subhadra com Jagannatha, pois Baladeva é o Senhor Balarama, e Subhadra é quem? Sei que ela é irmã de Krishna, então no caso ela seria Durga? Pois Durga apareceu uns instantes antes do nascimento de Krishna para afugentar Kansa. Conte-nos como Krishna se expandiu na Forma do Senhor Jagannatha.
Muito obrigado por vossa atenção; Que o Senhor Jagannatha continue lhe abençoando hoje e sempre. Haribol
Jaya Jaya Krishna
Jaya Jaya maharaj” Diego

OM
Divino e abençoado Atman imortal
Por favor, queira receber as bênçãos desta sagrada missão.

Muito obrigado pelas suas considerações e perguntas.
De fato, as suas colocações não estão incorretas. Os passatempos transcendentais do Senhor Krishna possuem grandes significados, de modo que não devemos nos perder nos detalhes, mas compreender o que há de mais profundo neles, e buscar o abrigo nos pés do mestre espiritual. Assim, ficará mais fácil entender os intrincados permeios metafísicos dos Lilas do Senhor Supremo. 

O que lhes conto está no néctar que traz a imortalidade, chamado de Bhagavata-purana. De modo que todos poderão ler isto no canto 10. Aconteceu que na época em que Kamsa dominava o mundo, a tirania e as atividades pecaminosas imperavam. Não havia um lugar sequer onde não tinha corrupção, e a perversão da moral. Era até mesmo pior do que hoje encontramos no mundo moderno, com exceção de que, naquela época, as pessoas eram mais inteligentes e possuíam um pouco mais de memória. Os semideuses foram fazer um apelo desesperado para que o Senhor Brahma relatasse o que estava acontecendo com Bhumi, a nossa querida Terra. O próprio Senhor Shiva, a porção transformadora da Suprema Personalidade de Deus, e a porção Criadora, o Senhor Brahma, foram até o Senhor e Lhe pediram para interferir. Shri Krishna deu uma ordem, então, para Yogamaya dizendo que Ela viesse a Terra junto com Ele, e especificamente para Vraja, e que fizesse um arranjo com o ventre de Rohini com a Sua porção plenária de Sankarshana ou Shesha do ventre de Devaki, esposa de Vasudeva. Krishna disse para Yogamaya que Ele apareceria como filho de Devaki, e Ela como filha de Yashoda, a esposa de Nanda maharaj. O Senhor Krishna, também, disse que as pessoas A adorariam através de sacrifícios, porque Ela satisfaz plenamente os desejos materiais daquelas pessoas que estão na plataforma material. Ele disse para Yogamaya ou Mayadevi, que “Em diferentes lugares da superfície da Terra, as pessoas irão Lhe dar diferentes nomes, a saber: Durga, Bhadrakali, Vijaya, Baishnavi, Kumuda, Chandika, Krishna, Madhavi, Kanyaka, Maya, Narayani, Ishani, Sharada, e Ambika” (S.Bhag. 10.2; 11-12).

Devemos entender que o Senhor Krishna, e a Sua energia externa Yogamaya, vieram juntos na ocasião dos Seus passatempos em Vraja, quando Kamsa reinava de forma tirânica. Sendo assim, compreendemos que a Divina Mãe acompanhou o Divino Filho, com o objetivo de limpar o mundo das trevas da ignorância e escuridão da falta de amor por Deus. Junto com o Senhor veio o Seu irmão Baladeva ou Balarama, que, na realidade, é o próprio Vyasadeva, para que as escrituras fossem, novamente, plantadas tais quais sementes em solo fértil. Balabhadra traz Consigo o arado que desvia os rios para os lugares secos, e ara a Terra para semear a semente.
Os diferentes nomes de Mayadevi, no entanto, são apenas epítetos, porque se tratam da mesma Pessoa, ou seja, da Suprema Personalidade de Deus, Shri Krishna. Por isso que quem adora a Mãe adora o Filho, e isto é muito transcendental.

Quanto a forma do Senhor Krishna como Jagannatha nós temos o grande êxtase do prazer de Krishna. Podemos dizer que esta forma se deve ao que há mais transcendental nos passatempos amorosos do Senhor. Para ser breve, certa feita o Senhor Krisha chegou em casa e estavam Baladeva e Subhadra conversando sobre a beleza e o amor de Radha. Krishna ficou escondido ouvindo sobre a Sua amada, de modo que entrou em êxtase. Isso foi tão contagiante que Seus irmãos também entraram em êxtase, e todos ficaram na forma conhecida das Deidades. Há, também, o relato que um rei queria adorar o Senhor Jagannatha, e pediu para um artesão que esculpisse as Deidades. Ele disse que faria, mas que ninguém lhe importunasse. Diz-se que o rei estava tão curioso para conhecer as Deidades que bateu na porta do artesão, e este foi embora, deixando-as no Seu formato como tal, referindo-se como uma forma inacaba. Mas todas estas coisas são lilas. O Senhor Jagannatha é tão milenar quanto o mundo. E é, provavelmente, além do Shivalinga, uma das formas mais antigas de Deus reverenciadas pela humanidade. 

Devemos salientar que as Deidades de Puri, o local mais famoso do Senhor Jagannatha na Índia, estavam guardadas num templo Budista por milênios. Elas foram colocadas lá por causa da onda materialista, e do descarte que o Senhor Buddha fizera das escrituras, e da adoração à Deidade. É provável que tenham ficado no templo dos budistas por cerca de 2.000 anos, até que Sridhara Swami, no século XIV, trouxesse-As para o Seu templo de outrora, e onde estão até hoje, numa cerimônia que se repete a cada ano, conhecida como Ratha-yatra. Shridhara swami era um grande Vaishnavite da Rudra-shampradaya; isto é muito transcendental, porque se têm que entender que é sempre o Senhor Shiva que traz de volta a devoção a Krishna, quando, por algum modo, ela é perdida pelo materialismo.

É, também, interessante falar que o Senhor possui cinco Nathas (Senhores), conforme é declarado no Garga-samhita. Neste texto sagrado, é dito que Bharata-varsa, ou seja, a Índia, possui um Natha em cada ponto cardeal, a saber: Badrinatha, no norte; Jagannatha, no este; Ranghanatha, no sul; Dvarkanatha, no oeste, e uma na parte intermediária, ou Shri Nathaji, o Senhor de Radha (Gopala). Shri Nathaji é a forma da deidade manifestada no passatempo do Senhor em erguer a montanha de Govardana.

O devoto pode escolher qualquer uma destas formas e adorá-lA, porque estará adorando o mesmo e único Senhor. A forma do Senhor Jagannatha é a que ficou mais conhecida no Ocidente, mas na Índia há as diversas formas do Senhor ou Natha descritas acima, que são adoradas como O Senhor Supremo em Si mesmo. Assim sendo, os devotos devem prestar reverências e visitar os templos com as diversas deidades do Senhor, sem precisar se desfazer daquela que sente amor e devoção em especial.

Jay Jagannatha Swami
Jaya Jagadisha Hare!

Deste servo do Senhor

Hari Hara Om Tat Sat

Conheça mais sobre Krishna e Kali : Krishna é Kali

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.