Pesquisar este blog

sábado, 23 de outubro de 2010

Krishna é Kali


Swami Krishnapriyananda Saraswati

baseado em Siva Sakti

Gita Ashrama
2010


Sri Krishna como Kali Devi, adorado por Radha Rani e Servo



Óh Krishna!

Por que as pessoas não querem
Saber da Verdade?
Será por ignorância
Ou por pura vaidade?

A Verdade é como uma semente
Fica dentro do coração da gente
Porém como é que ninguém a sente
Ficando na ignorância contente?

Ah! Agora entendi
Semente tem que ser regada
Cuidada e amada
Assim pode então ser fertilizada!

Que tolos somos todos
Não regando esta semente
Que vive dentro do coração da gente,
Que nos liberta do karma
E nos faz totalmente transcendentes!






Ó filha da montanha coberta de neve! A quem Ananga, cujo arco está coberto de flores; e a corda do arco é uma fileira de abelhas; quem possui como servo Vasanta, e a brisa Malaya como carruagem; aquele quem, mesmo apesar de assim estar equipado, tendo obtido graças do lado cintilante, conquista todos os mundos sozinha.  
Saudaryalahari, 6

Lalita Devi
Nos locais de tradição tântrica, Sri Krishna, o purna avatara de Vishnu, é frequentemente identificado como Kali. O cume desta fé está no Tantrarajatantra, onde está dito que tendo encantado o mundo dos homens, Ela mesma, Lalita Devi, tomou a forma masculina como Krishna e então prossegiu para encantar as mulheres. Nesta ação, Krishna tem seis formas, identificadas com os seis sentidos (um deles é a mente). São ele, Kamaraja Gopala, Manmatha Gopala, Kandarpa Gopala, Makaraketana Gopala e Manobhava Gopala. A meditação em Suas imagens, descreve-se como o amanhecer, portanto seis braços, segurando uma flauta, o aguilhão, o nó, cana de açúcar, e uma tigela de coalhada. Estas são as cinco flechas de Lalita, e o arco, e nesta imagem Krishna é identificado com kameshwara, o Deva do amor, que é também chamado de Ananga, e como o cupido possui um arco.


O Kalivilasa Tantra, um trabalho Bengali, cita Krishna como nascido de Devi Gauri (dourada), tornando-se negra pela paixão. No Todala Tanra, cada uma das dez Mahavidyas, formas de Devi Suprema, possuem a Sua forma masculina em contraparte, e Krishna é então colocado como esposo de Kali Devi. Hà muitas imagens de Krishna na India mostrando-o na compleição preta. 


O Brihat Tantra Sara, uma ampla compilação de ritos tântricos, Krishna aparece como plenamente florescente devata tântrico, com Seu próprio Yantra, Gayatri mantra e ritual de Puja, o qual possui o símbolo que é uma estrela de seis pontas.



Compreendendo o Yantra
No hexágono no centro do Yantra, aparecem as seguintes palavras:

Krishnaya Govindaya Klim Sadhya Gopijanavallabhaya Swaha

Sri Krishna Yantra
Nos cantos do hexágono, estão os bija mantras, Hrim e Shrim. Fora do hexágono está o Krishna mantra: Klim Krishnaya Namah. Nas pétalas do Yantra está o mantra Namah Kamadevaya SArvahanapriyaya Sarvahansammohanaya Jvala Prajvala Sarvahanasya Hridayamavamsham Kurukura Swaha. Ao redor das oito pétalas encontram-se as Matrikas ou letras do alfabeto Sânscrito, enquanto que nos ângulos que protegem as paredes estão os bijas mantra Hrim e Shrim, mais uma vez.

Uma das linhas do Gayatri mantra dos Vaishnavits, reporta-se a Divina Mãe Kali Devi, uma vez que a tradição remonta há milênios, onde o culto a Deusa antecedeu ao Deus. Isso se deve pela tradição matriarcal que foi anterior ao patriarcalismo, hoje vigente no mais das vezes. De certa forma, tanto a palavra sânscrita "krsna", como "kali", querem dizer "escuro; preto", sendo que podemos encontrar muitas imagens do Senhor Krsna inteiramente preto, com Sua flauta e boca vermelha, que muito lembra a Divina Mãe, Sri Kali Devi. Além da saudação a Kali Devi na forma de Krishna há a Sua saudação na forma de Kama Devi: 

Klim kamadevaya vidmahe puspabanaya dhimahi tanno ´nangah pracodayat

Segundo a tradição do Tantra, o Avatar de Vishnu, Sri Krishna, é muitas vezes identificado com Kali Devi. Esta identificação atinge o ápice no Tantrarajatantra, onde está dito, que tendo encantado o mundo dos homens na Sua forma feminina, Lalita tomou a forma masculina como Krishna, então veio para encantar as mulheres. Neste mundo, Sri Krishna teve seis formas, identificadas com os seis sentidos (os cinco sentidos tradicionais e a mente). São eles: 

Kamaraja Gopala, Manmatha Gopala, Kandarpa Gopala, Makaraketana Gopala e Manobhava Gopala. A meditação na imagem do Senhor, descreve-O sendo como o amanhecer, com seis braços, segurando uma flauta, tendo o laço, o aguilão, arco-e-flecha, e o pote de coalhada. Estas são as cinco “flechas” de Lalita, sendo que Krishna está identificado com Kameshvara, o deus Hindu do amor, que é, por outro lado, chamado de Ananga, e, tal como o cupido, está armado com o arco e flechas.

Sri Krishna Kali
2. O Kalivilasa Tantra
O Kalivilasa Tantra, um trabalho Bengali, diz que Krishna nasceu como filho de Devi, e que era dourado (Gauri), tendo ficado escuro quando excitado pela paixão. No Todala Tantra, cada um dos dez Mahavidya, formas da Deusa suprema, têm seu contraparte masculina, e ali Krishna é tido como sendo o marido de Kali.

Há muitas imagens de Krishna na Índia mostrando-O na cor preta. Um comentador indiano do hino de Kali chamado de Karpuradistotra, foi mais além, e disse que há uma íntima conexão entre o Bija Mantra de Kali, o qual é Krim, ou Krishna ou Cristo. Seja qual for a verdade nesta identificação, é certo que no dito popular da Índia, Krishna e Cristo possuem correspondência. Muitas vezes, serão vistas imagens contemporâneas de Krishna e Cristo juntos, dentro das casas. Krishna, e a Sua contraparte tântrica, Kameshvara, são movidos pelo amor ou Prema.

Sri Krisnakali
No Brihat Tantra Sara, uma ampla compilação dos ritos tântricos, Krishna aparece como estando plenamente decorado como um Devata tântrico, com Seu próprio Yantra, Gayatri, Mantra e Puja ou ritual, no qual usa o Yantra a seguir (clique no Yantra para vâ-lo ampliado): No hexágono no centro do Yantra, aparecem as seguintes palavras: Krishnaya Govindaya Klim Sadhya Gopijanavallabhaya Swaha. Nos cantos do hexágono, estão os Bija-Mantras, Hrim e Shrim. Fora do hexágono está o Mantra Krishna, o qual transcorre assim: Klim Krishnaya Namah. Nas pétalas do Yantra, está um longo Mantra: 

Namah Kamadevaya Sarvajanapriyaya Sarvajansammohanaya Jvala Prajvala Sarvajanasya Hridayamavamsham Kurukura Swaha.

Ao redor das oito pétalas estão os Matrikas ou letras do alfabeto sânscrito, enquanto que nos ângulos da parede protetora, estão os Bija Mantras: Hrim e Shrim, mais uma vez.

Embora esteja geralmente associado com os aspectos Shaivite e Shakta e Vaishnavas, na realidade, não se trata de uma tradição sectária. Em muitos dos textos da tradição, é dito que apenas um tolo faz qualquer distinção entre os sistemas. As formas de Vishnu, porém, muitas vezes possuem um matiz mais emocional do que as de Siva, podendo ser retratado como uma figura altamente terrificante. Trailokyamohana Vishnu, por exemplo, no Prapanchasara Tantra, aparece numa reflexão acerca de uma árvore Aeon, como no meio do jardim, com flores perfumadas, e alegrada com música das abelhas, estando com Sua Shakti Shri Lakshmi. Ela está banhada na doçura de Sua paixão por Vishnu, enquando ao redor d´Eles estão as mulheres dos arranjos domésticos, totalmente perfuradas com as flechas de Kama, o semideus da sexualidade, em tonta paixão.

Hari Hara Om Tat Sat 

Conheça mais sobre Kali e Krishna  : Quem é Subhadra
Templos na Índia: Krsna Kali  
Krishna como Kali: no Siva-Sakti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.