Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Diwali


Diwali




OM
Caro Swami Krishnapriyananda,
Qual é o significado do Festival de Diwali, e porque alguns devotos Vaishnavas não comemoram este festival?” Marcelo

Om
Divino e Abençoado Atman Imortal

Sri Marcelo prabhuji

Obrigado pelo seu e-mail e por sua pergunta e colocação.

Sua Santidade Swami Sivananda Maharaj tem um belo texto sobre Diwali ou Dipawali em que Ele nos diz, textualmente : “DEEPAVALI ou Diwali significa: ´Uma carreira de luzes´. Ele ocorre nos últimos dois dias escuros na metade de Kartik (Outubro-Novembro). Para alguns é três dias de festival. Ele começa com o Dhan-Teras, no 13º dia escuro de Kartik, seguido do próximo dia pelo Narak Chaudas, o 14º dia, e por Deepavali, propriamente dito, no 15º dia.

Há múltiplos significados para esta maravilhosa comemoração do Hinduísmo, e é considerado um auspicioso dia para todos os Vaishnavas, também. Pessoalmente não sei porque algum devoto Vaishnava não comemora o dia de Diwali, mas é uma data comemorada há muitos milhares de anos na Índia. De fato, esta data pode ter dado a origem do chamado Dia do Perdão dos Judeus, ou Yom Kipur, bem como ao hábito de dar presentes, como no Natal do Ocidente. Swami Sivananda diz que, neste dia, “Todos esquecem e perdoam os aborrecimentos feitos pelos outros. Há um ar de liberdade, festividade e amizade em todo os lugares. Este festival traz unidade. Ele instila caridade no coração das pessoas. Todos compram novas roupas para a família. Os empresários, também, compram novas roupas para seus empregados”, etc. É um dia de perdão e de presentes”.

As pessoas aproveitam esta oportunidade para iluminar as suas casas com lâmpadas coloridas e piscantes (como no Natal), bem como vestem-se de branco, fazem limpezas nas suas casas e nas suas mentes. Este festival é considerado um festival modelo para todos, porque é o dia em que acontece logo após o dia de jejum de Ekadashi. Neste Ekadashi que acontece antes da festividade (mas em algumas ocasiões o dia de jejum ocorre junto com o dia da festividade), toda a introspecção é praticada como purificação, perdão, luto, arrependimento, etc. Nesta comemoração está implícito o fato da vontade superior estar acima dos sentidos grosseiros e comuns. Este festival é comemorado com luzes, alegria e comunhão, tendo em vista mostrar que todos somos irmãos e estamos nesta caminhada do mundo material tendo em vista a realização do supremo.

No final do festival, nas festividades dos templos, são soprados os búzios, tendo em vista anunciar o triunfo de Deus e da Verdade por sobre tudo e todos.

O que deve ficar em nós sobre o festival de Diwali é que somente o perdão e a doação pode nos levar a liberação do mundo material. As luzes deste festival significam a esperança da Verdade que ilumina e nos retira da ignorância.

Sobre o fato de o sr. se referir que “alguns devotos Vaishnavas não comemoram este festival”, primeiro o sr. deverá saber diferenciar grupos religiosos e seitas de seguidores do Sanatana Dharma. Há muitos que se autodenominam “vaisnavas” e nós respeitamos, mas há uma larga distância de alguém dizer-se algo e realmente ser um representante fidedigno dele.

Deste servo e benquerente

Swami Krishnapriyananda Saraswati

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.