Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Dipavali - Diwali

Dipali - Diwali

Swami Chidananda Saraswati

© Tradução para o Português de
 
Swami Krsnapriyananda Saraswati

SOCIEDADE INTERNACIONAL GITA DO BRASIL
SANATANA DHARMA BRASIL
GITA ASHRAMA

Porto Alegre, RS

2005-2010

Mandala decorado com centenas de dipas

1. Introdução
Dear Divine Souls Swami Krishnapriyananda Maharaj, eu espero que, pela graça de Deus, esta o encontre e todos os seus queridos, na melhor saúde e felicidade divina. Como o sr. sabe, a época de Diwali é uma das mais festivas e lindas do ano. "Diwali", literalmente, significa "carreira de luzes". É uma época que se enche de luz e amor; uma época quando os indianos, ao redor do mundo, alegram-se. Diwali é celebrada na passagem do 13/14 dia da lua escura, em Kartik (Outubro-Novembro), sendo conhecido como Krishna Chaturdashi. É nesta noite, de um período de escuridão, que se realiza o festival de luzes! Diwali é proclamado como sendo um triunfo do bem por sobre o mal.

Os significados de Diwali, bem como seus símbolos e rituais, e as razões da sua celebração são inumeráveis. Diwali, celebra a glória do Senhor Rama, da Sua muito esperada voltra para Seu reino em Ayodhya, após ter ficado no exílio por longos 14 anos. Também, comemora-se a vitória do Senhor Krishna sobre o demônio Narakaasura, que seqüestrado e aterrorizado as Gopis de Vrindavana. Quando, finalmente, o demônio Naraka foi morto por Bhagavam, Sri Krishna e Satyabhaama, ele implorou por misericórdia, diante desta súplica, foi declarado que a sua morte seria celebrada com grande alegria e festividade. Também, comemora-se o dia do casamento de Bhagavan Vishnu com Maha Lakshmi.

Diwali também está associada com a história da queda de Bali, um rei demônio que foi derrotado por Vishnu. O Senhor Vishnu apareceu para o rei Bali na forma de um anão, e pediu para ele três passos de terra. O maldoso e egoísta Bali concedeu para o anão este magro pedaço de terra. Repentinamente, o Senhor Vishnu tomou Seu grande tamanho, e colocou um pé sobre a Terra, outro no céu, e um terceiro por sobre a cabeça do maldoso Bali.

Via de rega, Diwali significa o triunfo do bem por sobre o mal; da retidão por sobre a injustiça; a verdade por sobre a falsidade, e a luz por sobre a escuridão. Adicionalmente, Diwali é uma época na qual nós oferecemos nossas preces para Maha Lakshmi, e a adoramos com grande devoção. Maha Lakshmi é a deusa da riqueza e da prosperidade, que concede abundância por sobre os devotos.

Diwali é um feriado de alegria; é uma época quando nós reunimos o amor dos outros, celebrando com as famílias, nossos amigos, e com a prosperidade de Deus abençoando a todos nós. Mas também está sendo muito mal interpretado, especialmente no Ocidente. Temos ouvido falar que no Ocidente as pessoas se referem ao Diwali como sendo o "Natal dos indianos", e que é uma celebração fútil e decadente. Mas deixe-nos falar sobre o que, realmente, o Diwali significa; sobre por que é celebrado, e por que adoramos a deusa Lakshmi neste dia.

2. Celebração de Luz
Fileira de luzes
Existem três aspectos importantes que são comemorados no dia de Diwali. O primeiro, é a celebração da luz; as casas e as ruas são decoradas com lanternas; fogos de artifício são jogados; as crianças brincam com bombinhas. Mas isso não quer dizer que Diwali é um festival de luz com o objetivo de acender velas, largar fogos e foguetes. De fato, é uma forma de expressar nossa alegria neste dia. Este dia tem o significado de iluminar e dissipar a escuridão de nossa ignorância; é um festival de luzes que nos mostra o caminho da nossa jornada na vida. O propósito não é adorar a luz de uma vela, ou a luz de um fogo de artifício. O propósito é glorificar a luz de Deus. É Ele quem nos concede a verdadeira luz, a eterna luz sobre a escuridão da mundaneidade. Uma vela apenas queima. Um fogo de artifício tem seu esplendor numa experiência visual momentânea. Mas, a vela de uma mente tranqüila e o fogo de artifício de um coração cheio de Bhakti, são divinos e eternos; isto é o que deve ser celebrado.

Mas por que decoramos as casas com lanternas? Qual é o simbolismo que está por detrás disso? As lanternas significam a "luzes de Deus", penetrando a ignorância, e livrando-nos das impurezas da vida diária. Elas significam a luz divina, brilhando no caminho do mundo material. Uma casa iluminada com luz, é uma casa onde a dor, a ira, e a ignorância estão sendo dissipadas; é uma casa que está chamando por Deus. Então, as falsas competições que existem, com grandes despesas para comprar mais velas, etc., não tem a luz de Deus, porque perderam-se do significado deste dia santo.

A luz de Diwali deve estar dentro de nós. Ela deverá simbolizar o relacionamento entre Deus e nossas famílias. Este dia não deve ser utilizada para atrair a atenção dos outros para desfilar com coisas para causar a inveja da vizinhança. Deixe-se a luz penetrar no interior, para ter este benefício eterno. Um pedaço de algodão mergulhado no Ghee, deve brilhar como um coração puro, uma mente consciente, e um ardente desejo de libertação da ignorância, e isso brilha muito mais do que 100 luzes da moda.

3. Um novo começo
Diwali, também, marca um novo ano. Para alguns, o dia de Diwali é o ano novo, para outros, é o dia seguinte ao Diwali. Mas é para todos o anunciar do ano novo.

Na alegria desta estação, as pessoas limpam suas casas, seus escritórios, salas, etc., deixando a luz de Diwali entrar em todos os cantos de suas vidas. Então iniciam-se novas agendas, calendários e diários. É um dia de "começar o novo".

Cada peça da casa é limpa; cada cantinho é limpo; os livros e móveis são limpos e aspirados, bem como camas e gabinetes. Mas o que isso tem a ver com o nosso coração? Quando foi a última vez que varremos nosso coração? Quando foi que se esvaziou ele de todos o lixo acumulado no decorrer de nossas vidas?

Esta é a real limpeza que deve ser feita. Este é o verdadeiro significado de "começar o novo". Nós devemos limpar nossos corações, libertando-os da escuridão e amargura; nós devemos nos aperfeiçoar assim como as nossas casas. Há algum lugar escuro e nosso coração que não é visitado há muito tempo? Ou simplesmente "varreu-se a sujeira para debaixo do tapete"? Deus vê tudo e sabe de tudo. Ele sabe o que está por detrás das paredes e de nossos corações, o que está acumulado em cada canto, e o que temos "debaixo do tapete". Devemos de verdade limpar nossos corações; devemos nos libertar da inveja, da dor, da ira, que confundem a nossa habilidade de amar. Devemos esvaziar cada canto escondido, assim, a luz Divina de Deus poderá brilhar em toda a parte.

Adicionalmente, no dia de Diwali, nós começamos um novo talão de cheques; encerrando as contas do ano que passou. Mas e sobre nossa própria folha de balanço? Quando foi a última vez que nós avaliamos nossos "menos" e "mais"; nossas forças e fraquezas, ou as coisas boas e as egoístas? Quanto anos gastamos em invejar, e a dor de não ter feito uma verificação na nossa conta pessoal íntima?

Um bom homem de negócios sempre controla a sua conta: quanto ganhou e quanto gastou. Um bom professor sempre controla o progresso de seus estudantes: quantos estão avançado; quantos estão indo mal? E eles avaliam a si mesmo de forma apropriada: "Eu sou um bom homem de negócios? Eu sou um bom professor?" De modo semelhante, devemos avaliar a conta de nossas vidas. Olhe o ano que passou.Onde ficamos? Quantas pessoas ferimos? Quanto tempo nós doamos, mais do que recebemos? Então, assim como nós verificamos nosso talão de cheques do ano que passou, usando o primeiro cheque para Deus, deixemos todos nossos mais e menos para Ele. Ele é o único responsável por todas nossas boas ações. E as nossas más ações foram devidas a nossa ignorância. Então, deixemos tudo para Ele, colocando nossas forças e fraquezas, vitórias e perdas nos Seus pés sagrados. E então, iniciemos um novo, com um novo livro, inalterado pelo velha inveja e pelo amargor.

4. Maha Lakshmi
O terceiro aspecto, e o mais importante, de Diwali é a adoração de Maha Lakshmi. Maha Lakshmi é a deusa da riqueza e da prosperidade, que concede isso aos Seus devotos. No Diwali, nós oramos por prosperidade a Ela; nós pedimos para que Ela nos respingue Suas bênçãos. Mas, qual é o tipo de prosperidade que nós estamos orando e pedido? Muitos podem pensar que nós presumimos a riqueza como sendo dinheiro, posses, prazeres materiais. Mas isso NÃO a verdadeira riqueza da vida; nem isso é o que nos faz prósperos. Praticamente não há relação entre o dinheiro que nós ganhamos, o número de posses e o sentido de bênção interior e prosperidade.

É apenas a presença de Deus em nossas vidas que nos torna ricos. Olhe-se para a Índia. As pessoas nos pequenos vilarejos, nos centros sagrados, nas antigas cidades, possuem muito pouco em termos de posses materiais. A maioria das pessoas vivem abaixo da linha da pobreza dos ocidentais. Mesmo assim, se você dizer que eles são pobres, eles não irão acreditar, porque na opinião deles eles não são. Isso é porque eles têm Deus no centro de suas vidas. Suas casas, talvez, não tenham TV, mas eles possuem pequenos Mandirs; talvez as crianças não conheçam as palavras do último rock and roll, mas elas sabem as palavras do Aarti; talvez eles não tenham computadores, ou livros textos de histórias, mas eles conhecem as histórias do Ramayana, Mahabharata, e outras histórias sagradas; talvez eles não iniciem o dia com jornais, mas eles começam o dia rezando.

Se você for para um destes vilarejos, talvez os veja como pobreza. mas se você olhar bem de perto, você verá que estas pessoas têm uma luz brilhando em seus olhos, uma face radiante e alegria nos seus corações que o dinheiro não pode comprar.

No Diwali, nós devemos orar para Maha Lakshmi, para a verdadeira bênção de prosperidade caia por sobre nós; a prosperidade que traz luz em nossas vidas e brilho para nossos olhos. Nós devemos orar por abundância na fé, não por dinheiro; nós devemos orar por sucesso na nossa vida espiritual, não para uma promoção de um trabalho; nós devemos orar por amor de Deus, não pelo 'amor" de uma moça bonita ou moço.

5. Lakshmi Devi e a tradição
Há outro ponto sobre Maha Lakshmi que é importante. Nós temos uma tendência que adorar apenas Seus aspectos mais proeminentes, que é a concessão de prosperidade sobre Seus devotos. Porém, Ela é uma deusa multifacetada, cheia de símbolos de grande importância. Como nós A adoramos, vamos nos aprofundar nos Seus aspectos divinos. Primeiro, de acordo com as nossas Escrituras, Ela é a consorte divina de Vishnu. Na tradição Hindu, sempre há um par de opostos - uma manifestação masculina e uma feminina da Divindade -, e eles atuam com regras independentes. É neste sentido que se diz que Maha Lakshmi guarnece o Senhor Vishnu com a riqueza necessária com o objetivo de sustentar a vida. Ele é o sustentador, mas através da riqueza provida por Lakshmi.

Laksmi Kamala e Ganapati
Portanto, no seu elevado significado, Maha Lakshmi provê riqueza para sustentar, não para indulgência. Nossa riqueza material e prosperidade devem apenas nos sustentar, dando-nos o que é necessário para preservar nossas vidas. Todo além disso deverá ser utilizado para as causas humanitárias. Ela não nos dá riquezas para que fiquemos gordos e preguiçosos; apesar de que seja isso que acontece com a riqueza que se recebem sem compartilhar. Devemos, também, lembrar que a riqueza material de Maha Lakshmi é um meio de sustentação e preservação, e não para luxúria e decadência.

Adicionalmente, nós adoramos Maha Lakshmi que é o símbolo divino da pureza e da castidade. Apesar disso, muitas vezes as pessoas celebram-nA, freqüentemente, sendo indulgente na fivolidade e no hedonismo. Como poderemos adorá-lA, enquanto ocupados nas coisas opostas que Ela representa? Nós devemos re/avaliar o modo como prestemos tributos a sagrada Deusa!

O ponto final gostaríamos de mencionar que Ela é tipicamente retratada com vestes vermelhas. O que isso significa? A cor vermelha é a cor da ação, e Ela é a deusa da prosperidade. Isso significa que, para obtermos prosperidade na vida, nós devemos nos engajar em ação. A grande maioria das pessoas pensa que para ser espiritual, ou obter "prosperidade espiritual", devem sentar-se em posição de lótus no Himalaia. Este não é o único caminho. No Bhagavad-Gita, o Senhor Krishna ensina sobre Karma-Yoga, como servir a Deus durante nossas obrigações diárias. Nós devemos nos engajar em atividade, bom serviço; que é o verdadeiro caminho para estar com Ele.

Deixe nosso mundo interior encher-se com devoção a Ele, e deixe que nossa atividade exterior seja plena com trabalho perfeito; ação perfeita. Uma vez eu escutei uma história de um homem que passara 40 anos meditando, e então ele pôde caminhar por sobre a água. Ele pensava que se ele pudesse caminhar por sobre a água, então ele teria alcançado a verdadeira perfeição espiritual. Quando eu escutei esta história, eu pensei "Por que não pagar 40 centavos para cruzar o rio, em vez que passar 40 anos sem dar nada para o mundo?" Este é o verdadeiro propósito da vida.

Então, neste dia sagrado do Diwali, que nossos corações se encham com a luz de Deus. Que nossas mentes e corações tenham um verdadeiro "novo começo". Que nossas orações para Maha Lakshmi sejam para concessão de presentes divinos da fé, pureza e devoção. Com eles, nós iremos sempre ser ricos, sempre prósperos, e sempre plenos. Que celebremos Diwali neste ano como um verdadeiro "dia sagrado", e não apenas como um outro dia de feriado. Que as bênçãos de Maha Laksmi caiam sobre todos, com as verdadeiras bênçãos da riqueza, felicidade, paz, prosperidade e elevação espiritual.

Com amor e bênçãos para você e toda a sua família.

No serviço de Deus e da humanidade,
Swami Chidanand Saraswati

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.