Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Visaka Gopi Devi

Visaka Gopi Devi

Swami Krishnapriyananda Saraswati

Gita Asrama

2010

Krishna, Radha e Ashtagopis


Caro Swami Krsnapriyananda, quem é Visaka Gopi? grato, Kesava Madhava Dasa
 

OM

Hari Hara OM
 Abençoado Kesava Madhava Dasa           

Pranamas Fico contente com sua pergunta, uma vez que venho trabalhando nos diferentes humores das Gopis há mais de ano, e penso logo poder colocar no site, um resumo dos habitantes em Seva para o Sr. Krsna, quando Ele esteve entre nós, e na eternidade. Por hora, penso poder responder sua pergunta de modo simplificado. Tomara que o Sr. Krsna permita, nos Seus arranjos, que consiga terminar este projeto, entre tantos que tenho aqui no Ashrama. Penso, também, vendo que tem um nome devocional, que poderá ver junto ao seu amado Gurudeva e aprofundar isso segundo a sua tradição. Nós somos Advaita Vedanta, então Hari e Hara nos são um e a mesma pessoa. Por isso, poderá ocorrer que haja desencontros da sua tradição; posso estar apressado, mas no mais das vezes o Dvaita vedanta tende a seguir uma linha divergente e até restrita de pensamento, o que não é o caso de Sankaracharya, o servo eterno de Lalita-Devi, umas das formas femininas do Sr. Krsna. 

Segundo os Acharyas da tradição Bhakti do Advaita-vedanta, e também  alguns da linhagem Dvaita, há oito Gopis que encabeçam o Rasa chamado de Varistha. Entre estas oito Varistha Gopis encontramos: Lalita-devi, Visaka-devi, Champakamallika-devi, Citra-devi, Tungavidya-devi, Indulekha-devi, Ranga-devi e Sudevi. Note que Visaka-devi aparece logo depois de Lalita-Devi. Há uma linda imagem que envio-lhe sobre estas Gopis de elevado Rasa. (Visaka é representada na frente, no chão, tendo um Tampura em Suas mãos). Também, segundo a tradição do Sanatana Dharma, o Sr. Siva leva no pescoço um colar onde há uma reserva de veneno que mata a morte. Este colar chama-se Vasakantha. O veneno que ele possui é o responsável pela destruição do gozo dos sentidos grosseiros. Ele serve tanto para o humor feminino como masculino, porque de fato, quaisquer que sejam as identificações de sexo, gênero, atividade, raça, religião, etc., são apenas Maya. 

Vasaki Gopi Devi
As Escrituras falam que o Senhor Krishna é o reservatório, origem meio e fim de todo o prazer.  Seus Lilas estão repleto de simbolismos e alusões esotéricas. Ele é o rei dos amantes. Ao Seu lado, e com sua consorte Radha Rani, estão Gopis muito íntimas, as quais possuem Rasas distintas, apesar de estarem entre as oito Varistha Devis. Nem mesmo o Sr. Siva poderia ficar longe do Rasa Lila de Krsna. Entre as Gopis, ou vaqueirinhas de Vraja, há três Rasas ou humores, a saber: aquelas que preferem ficar ao lado de Radha Rani (principalmente Lalita); as que servem Krsna, sendo encabeçada por Candravali, e, por fim, as que servem ora Krsna ora Radha Rani, sendo que a Gopi Visaka Devi é quem encabeça as Gopis deste Rasa. Visaka Devi é uma excelente compositora de lindas melodias de amor por Krsna. Estas melodias são executadas de um modo muito especial por Gopis como Rasollasa-devi, Kalakanthi-devi, Sukhanti-devi, Pikakanti-devi, e Gunatunga devi, preferencialmente. Falando resumida e brevemente sobre Visaka-devi, Ela é a segunda em importância das oito Gopis, antecedida por Lalita. Visaka-devi nasceu na mesma data que Radha Rani-devi. No mais das vezes, Visaka-devi tem roupas decoradas com estrelas, tendo uma linda e luminosa compleição; suas bochechas são rosadas como sua doce e aveludada pele. Segundo as Escrituras, Ela tem a idade de 14 anos, 2 meses e quinze dias (idade de Radha). Ela é filha de Pavana, o filho da irmã de Mukhara-Gopi, e a Sua mãe é Daksina-devi, a filha da irmã de Jatila. Seu marido é Bhuka ou Vahika-gopa. Segundo a tradição, Gaudiya posterior a Chaitanaya, Ela apareceu no Gaura-lila como Sri Ramananda Raya, um grande amigo de Chaitanya Mahaprabhu. 

Visaka-devi tem a facilidade de transitar entre Krsna e Radha, então leva os recados de um para o outro.O Bhava (determinação de fé) de Visakha-devi é conhecido como Svadhina-bhartrika; além de compor, e também tocar instrumentos devocionais, ela tem o Seva de desenhar e decorar, sempre servindo o casal divino.

Esperando, pelo menos em parte, ter atendido suas expectativas, 

om hari hara om tat sat 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.