Pesquisar este blog

sábado, 13 de novembro de 2010

Vedangas

Vedangas

Swami Krishnapriyananda Saraswati

Gita Ashrama
2010


OM
Caro Swami Krishnapriyananda Saraswati maharaj, por favor, receba minhas humildes reverências. Estou muito surpreso de ver estudo sobre Yoga e Vedanta, bem como sobre o Hinduísmo de um modo tão claro e objetivo, sem fanatismos e aberto para todas as religiões. Durante muito tempo fui membro de uma seita derivada do Hinduísmo, mas que se desmantelou devido aos problemas que teve, e meu “guru” caiu. Mesmo assim não me afastei da filosofia védica, porque não vejo outro caminho a seguir. Agora estou estudando mais livremente a filosofia e sem medo de sofrer reações, etc. O senhor poderia explicar o que vem a ser “Vedanga”, e qual a importância dele para nós, praticantes e devotos?. B. das
Caro B. Das,


"Abandona todos os tipos de Dharma obrigacionais (incluindo os religiosos), e simplesmente renda-se a Mim; Eu irei te proteger de qualquer reação, não temas" 
Sri Krishna; O Bhagavad-gita, 18.66


Obrigado por suas gentis palavras e considerações. Fico contente em saber que o Senhor abriu o seu coração, e não foi derrotado por causa da má conduta de outros. Quando alguém está numa plataforma de modo artificial, como a dos que se dizem “gurus”, não se mantêm por muito tempo, porque é artificial. Então, o senhor não deve se lastimar, e sim agradecer ao Supremo pelo fato de lhe ter mostrado a verdade da situação que estava. Tudo o que Deus faz é bom, então o senhor foi agraciado com a Verdade. O Senhor Krishna disse que a Verdade ou Vidya é o único caminho para a bem-aventurança, então, alegro-me que o senhor tenha podido ver a realidade.

Quanto a sua pergunta, ela é muito pertinente e oportuna. Além dos Vedangas, será bom vermos a relação das Escrituras no seu todo, e o leitor deverá complementar o estudo que a seguir expomos, com o que está disponível em Escrituras Védicas, de Swami Sivananda. Por sua vez, Swami Krishnananda tem um belo texto, intitulado: “A Short History of Religious and Philosophic Thought in India”, onde ele escreve o seguinte:

Vedanga


Os escritos auxiliares para os Vedas chamam-se “Vedangas”, e “Upa-Vedas”. A palavra sânscrita “vedanga” vem dos termos “veda”, conhecimento sagrado. E “anga”, parte ou membro. Os Vedangas, supostamente, são textos preparatórios para o estudo dos Vedas. Estes “angas” ou membros, são em número de seis principais, a saber: 1) Siksha, ou a ciência da pronúncia e entonação (para o sânscrito); 2) Vyakarana, a gramática e linguagem sânscrita; 3) Chhandas, ou a métrica na qual os hinos foram escritos; 4) Nirukta, o significado etimológico das palavras dos Vedas; 5) Jyotisha, ou ciência astronômica, bem como cálculos com previsão de momentos auspiciosos, etc., e 6) Kalpa ou manual de rituais. Os Kaupa-sutras estão divididos em Srauta, Grihya, Dharma e Sulva-sutras, significando, respectivamente, as regras que dizem respeito aos sacrifícios védicos, sacrif~icios domésticos, conduta humana, e os princípios de arrumar os altares para os sacrifícios, etc.

Upa-veda



A palavra “upa-veda”, vem da raiz “upa”, subdisiário, e “veda”, conhecimento sagrado. Os Upa-vedas são como apêndices do conhecimento dos Vedas. Ayurveda, ou ciência de escutar as doenças, incluindo a arte de prevenção e cura de doenças, pertence ao Rig-veda; Dhanur-veda, ou a ciência do arco-e-flecha, e da guerra em geral, provém do Yajur-veda; Gandharva-veda, ou a arte da música, pertence ao Sama-veda; e o Artha-veda, conhecido, também, como Artha-sastra, ou a ciência da economia, política e governo, pertence ao Atharva-veda.

Os Upanishad

Os principais Upanishads são cento e oito em número. Destes, os mais importantes são: Isa, Kena, Katha, Prasna, Mundaka, Mandukya, Aitareya, Taittiriya, Chhandogya, Brihadaranyaka, Svetasvatara, Kaushitaki e Maitrayani Upanishads. 

O Bhagavadgita
Enquanto, através dos seus dezoito capítulos o Bhagvad-gita, seus ensinamentos sobre os diferentes Yogas, estão distribuídos em vários graus de intensidade, o terceiro, o sexto, o décimo-primeiro e o décimo terceiro, recebem especial ênfase sobre os elevados princípios da atividade espiritualizada, meditação, devoção, e conhecimento, respectivamente. O segundo e o décimo oitavo capítulos, dão uma visão geral dos muitos aspectos que são tratados nos Seus ensinamentos.

Os Itihasas

Os Épicos ou Itihasas são dois: Ramayana e Mahabharata. O Ramayana está dividido em Purva-ramayana (anterior) e Uttara-ramayana (posterior), o primeiro diz respeito às proezas de Rama, e o segundo com as instruções filosóficas as quais Sri Rama recebeu do sábio Vashishtha,sendo conhecido como Yoga-Vashishtha. Porém, o Yoga-Vashishtha não é, no geral, considerado como um épico, e na opinião de alguns, Ele tem características de um Ágama-sastra. O Mahabharata, por sua vez (de onde foi extraído o Bhagavad-gita) trata da epopéia dos Pandavas, Kauravas, etc., e possui um apêndice chamado de Harivamsa.


Os Puranas
Os maiores Purananas são dezoito, a saber: Brahma, Padma, Vishnu, Siva, Bhagavata, Narada, Markandeya, Agni, Bhavishya, Brahmavaivarta, Linga, Vamana, Varaha, Matsya, Kurma, Garuda, Skanda e Brahmanda. 
      
O Yoga-Vasishtha
O principal conteudo desta escritura (Uttara-ramayana), é o seu idealismo, no qual tenta reconciliar tanto os aspectos objetivos como subjetivos da realidade. Nas seções, Utpatti, Sthiti e Upasanti, estão centradas na metafícisa. As porções, Vairagya e Mumukshu dizem respeito as preparações necessárias para receber o conhecimento superior. A Seção Nirvana, a qual se divide em duas partes, é a consumação dos ensinamentos levados à prática, com grande detalhe. O veículo dos ensinamentos nesta história, analogia e imagem, tem um elevado caráter poético, ao mesmo tempo que o seu conteúdo filosófico é leve.

Os Smritis:
Os Smritis ou códigos de lei, são dezoito em número. São eles: Manu, Yajnavalkya, Parasara, Vishnu, Daksha, Samvarta, Vyasa, Harita, Satatapa, Vasishtha, Yama, Apastamba, Gautama, Devala, Sankha-Likhita, Usanas, Atri e Saunaka. Destes, os três primeiros são os mais proeminentes.

Espero profundo progresso na caminhada em direção ao Supremo.

om hari hara om tat sat

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.