Vedangas
Swami Krishnapriyananda Saraswati
Gita Ashrama
2010
OM
Caro Swami Krishnapriyananda Saraswati maharaj, por favor, receba minhas humildes reverências. Estou muito surpreso de ver estudo sobre Yoga e Vedanta, bem como sobre o Hinduísmo de um modo tão claro e objetivo, sem fanatismos e aberto para todas as religiões. Durante muito tempo fui membro de uma seita derivada do Hinduísmo, mas que se desmantelou devido aos problemas que teve, e meu “guru” caiu. Mesmo assim não me afastei da filosofia védica, porque não vejo outro caminho a seguir. Agora estou estudando mais livremente a filosofia e sem medo de sofrer reações, etc. O senhor poderia explicar o que vem a ser “Vedanga”, e qual a importância dele para nós, praticantes e devotos?. B. das
Caro B. Das,
"Abandona todos os tipos de Dharma obrigacionais (incluindo os religiosos), e simplesmente renda-se a Mim; Eu irei te proteger de qualquer reação, não temas"
Sri Krishna; O Bhagavad-gita, 18.66
Obrigado por suas gentis palavras e considerações. Fico contente em saber que o Senhor abriu o seu coração, e não foi derrotado por causa da má conduta de outros. Quando alguém está numa plataforma de modo artificial, como a dos que se dizem “gurus”, não se mantêm por muito tempo, porque é artificial. Então, o senhor não deve se lastimar, e sim agradecer ao Supremo pelo fato de lhe ter mostrado a verdade da situação que estava. Tudo o que Deus faz é bom, então o senhor foi agraciado com a Verdade. O Senhor Krishna disse que a Verdade ou Vidya é o único caminho para a bem-aventurança, então, alegro-me que o senhor tenha podido ver a realidade.
Quanto a sua pergunta, ela é muito pertinente e oportuna. Além dos Vedangas, será bom vermos a relação das Escrituras no seu todo, e o leitor deverá complementar o estudo que a seguir expomos, com o que está disponível em Escrituras Védicas, de Swami Sivananda. Por sua vez, Swami Krishnananda tem um belo texto, intitulado: “A Short History of Religious and Philosophic Thought in India”, onde ele escreve o seguinte:
Vedanga
Os escritos auxiliares para os Vedas chamam-se “Vedangas”, e “Upa-Vedas”. A palavra sânscrita “vedanga” vem dos termos “veda”, conhecimento sagrado. E “anga”, parte ou membro. Os Vedangas, supostamente, são textos preparatórios para o estudo dos Vedas. Estes “angas” ou membros, são em número de seis principais, a saber: 1) Siksha, ou a ciência da pronúncia e entonação (para o sânscrito); 2) Vyakarana, a gramática e linguagem sânscrita; 3) Chhandas, ou a métrica na qual os hinos foram escritos; 4) Nirukta, o significado etimológico das palavras dos Vedas; 5) Jyotisha, ou ciência astronômica, bem como cálculos com previsão de momentos auspiciosos, etc., e 6) Kalpa ou manual de rituais. Os Kaupa-sutras estão divididos em Srauta, Grihya, Dharma e Sulva-sutras, significando, respectivamente, as regras que dizem respeito aos sacrifícios védicos, sacrif~icios domésticos, conduta humana, e os princípios de arrumar os altares para os sacrifícios, etc.
Upa-veda
A palavra “upa-veda”, vem da raiz “upa”, subdisiário, e “veda”, conhecimento sagrado. Os Upa-vedas são como apêndices do conhecimento dos Vedas. Ayurveda, ou ciência de escutar as doenças, incluindo a arte de prevenção e cura de doenças, pertence ao Rig-veda; Dhanur-veda, ou a ciência do arco-e-flecha, e da guerra em geral, provém do Yajur-veda; Gandharva-veda, ou a arte da música, pertence ao Sama-veda; e o Artha-veda, conhecido, também, como Artha-sastra, ou a ciência da economia, política e governo, pertence ao Atharva-veda.
Os Upanishad
Os principais Upanishads são cento e oito em número. Destes, os mais importantes são: Isa, Kena, Katha, Prasna, Mundaka, Mandukya, Aitareya, Taittiriya, Chhandogya, Brihadaranyaka, Svetasvatara, Kaushitaki e Maitrayani Upanishads.
O Bhagavadgita
Enquanto, através dos seus dezoito capítulos o Bhagvad-gita, seus ensinamentos sobre os diferentes Yogas, estão distribuídos em vários graus de intensidade, o terceiro, o sexto, o décimo-primeiro e o décimo terceiro, recebem especial ênfase sobre os elevados princípios da atividade espiritualizada, meditação, devoção, e conhecimento, respectivamente. O segundo e o décimo oitavo capítulos, dão uma visão geral dos muitos aspectos que são tratados nos Seus ensinamentos.
Os Itihasas
Os Épicos ou Itihasas são dois: Ramayana e Mahabharata. O Ramayana está dividido em Purva-ramayana (anterior) e Uttara-ramayana (posterior), o primeiro diz respeito às proezas de Rama, e o segundo com as instruções filosóficas as quais Sri Rama recebeu do sábio Vashishtha,sendo conhecido como Yoga-Vashishtha. Porém, o Yoga-Vashishtha não é, no geral, considerado como um épico, e na opinião de alguns, Ele tem características de um Ágama-sastra. O Mahabharata, por sua vez (de onde foi extraído o Bhagavad-gita) trata da epopéia dos Pandavas, Kauravas, etc., e possui um apêndice chamado de Harivamsa.
Os Puranas
Os maiores Purananas são dezoito, a saber: Brahma, Padma, Vishnu, Siva, Bhagavata, Narada, Markandeya, Agni, Bhavishya, Brahmavaivarta, Linga, Vamana, Varaha, Matsya, Kurma, Garuda, Skanda e Brahmanda.
O Yoga-Vasishtha
O principal conteudo desta escritura (Uttara-ramayana), é o seu idealismo, no qual tenta reconciliar tanto os aspectos objetivos como subjetivos da realidade. Nas seções, Utpatti, Sthiti e Upasanti, estão centradas na metafícisa. As porções, Vairagya e Mumukshu dizem respeito as preparações necessárias para receber o conhecimento superior. A Seção Nirvana, a qual se divide em duas partes, é a consumação dos ensinamentos levados à prática, com grande detalhe. O veículo dos ensinamentos nesta história, analogia e imagem, tem um elevado caráter poético, ao mesmo tempo que o seu conteúdo filosófico é leve.
Os Smritis:
Os Smritis ou códigos de lei, são dezoito em número. São eles: Manu, Yajnavalkya, Parasara, Vishnu, Daksha, Samvarta, Vyasa, Harita, Satatapa, Vasishtha, Yama, Apastamba, Gautama, Devala, Sankha-Likhita, Usanas, Atri e Saunaka. Destes, os três primeiros são os mais proeminentes.
Espero profundo progresso na caminhada em direção ao Supremo.
om hari hara om tat sat
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