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sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Pandita – erudição de um Acarya

Pandita – erudição de um Acarya

Radhapada Das (Phd)

Gaudiya Vaisnava Sampradaya

Sri Radha Krishna


Muitos seguidores atribuem a Bhaktivedanta Swami como sendo um grande acadêmico dos escritos Bhakti. Ele foi? Acadêmico, nos dias de hoje, se refere a alguém com um título como PhD, pesquisador e experiente em um assunto, quem recebeu seu título de uma instituição creditada. Mesmo na Índia, muitos Panditas instruídos adquirem graus em universidades e instituições creditadas, através de um intenso estudo do Sânscrito e pesquisa. Na Gaudiya Vaishnava, estudiosos gastam muitos anos de estudos nos trabalhos em sânscrito de Jiva Goswami, tal como os Sandarbhas, os quais são cânones da filosofia e teologia específica em consideração aos ensinamentos de Sri Caitanaya; o antigo Bhagavata Purana, com muitos comentários de Acaryas proeminentes; os trabalhos de Rupa Goswami, Visvanath Cakravarti Thakur, etc. de qualquer forma, de acordo com a sua biografia, Bhaktivedanta Swami não concluiu sua graduação em Química, o que nem sequer estava próximo de estudos religiosos. Não há registro de seus estudos em Sânscrito na profundidade, nem tampouco através do estudo das escrituras sobre Bhakti, como é o caso de muito Acaryas proeminentes, que passam muitos anos com um mestre que os leva através de todos os assuntos das escrituras de Bhakti. Ele passou uma grande parte de sua vida com um homem de família, com a paternidade de cinco filhos, enquanto trabalhava com negócios farmacêuticos, para os quais costumava viajar grandes distâncias com propósitos de negócios. Apesar de seu pai ter feito arranjos para uma iniciação para ele, na idade de 12 anos, de acordo com sua biografia, ele não tomou isso muito seriamente, e em vez disso, perseguia propósitos políticos na sua juventude (na época, Mahatma Gandhi estava liderando um grupo pró-liberdade da Índia do governo inglês). As suas traduções dos livros da sua BBT, como um sannyasi, foram feitas de edições em Bengali, e a sua tradução do Bhagavad-gita é notavelmente um plágio feito da edição da Gita Press. Apesar de seus esforços, suas traduções contêm muitos erros, mesmo o Caitanya Caritamrita, o qual ele traduziu do Bengali. Evidentemente, ele não tinha sempre uma clara compreensão de muitos ensinamentos tradicionais da Gaudiya Vaisnava, como está evidente em seus comentários conhecidos como “significados Bhaktivedanta”. Muitas contradições podem ser encontradas através de seus comentários, tornando-se um playground de debates especulativos entre os seguidores da ISKCON. Em muitos locais, por todas as partes, seus escritos e aulas são ensinamentos contraditórios aos ensinamentos dos Acarya Goswamis. Algumas vezes, ele costumava usar os comentários como uma plataforma para gabar-se dos seus feitos, lançando difamações e acusações contra Vaisnavas e Brahmanas, bem como propiciando um prato cheio de pancadas nas mulheres, uma prática aética entre os santos. Vendo objetivamente, através dos volumes dos livros que ele publicou, Bhaktivedanta Swami falha num mínimo de efetividade e erudição, diante dos ensinamentos de Sri Caitanya como um Acarya. Pode um Acarya levar efetivamente o mundo da comunidade Vaisnava se pessoalmente não é claro, ou mesmo mal-interpreta os ensinamentos de Sri Caitanya? O fato é que, depois de sua morte, há uma grande desorientação entre seus seguidores, num sistema de guru o qual não dá muitas credenciais para Bhaktivedanta Swami como um grande educador.
om hari hara om tat sat 
Saiba mais :  
GVS - Gaudiya Vaisnava Sampradaya 
Bhajan Kutir - Ensaios de Radhapada Das

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