Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

HARI HARA

HARI HARA

Swami Krsnapriyananda Saraswati

Vaisnava Brasil
Gita Ashrama
2010



O Senhor Vishnu (ou Krsna) recebe o Sudarsan como presente de o Senhor Siva
“Gostaria de saber se a rotina interna do Gītā Aśrāma é muito diferente da rotina vivenciada em outros templos que adoram Kṛṣṇa. Explico: por um bom tempo, nutri o sincero desejo de iniciar minha vida monástica num templo do Senhor Kṛṣṇa, mas, por alguma razão desconhecida para uma jiva errante como eu, o meu objetivo transcendental de adorar Viṣṇu em suas moradas, nunca foi concretizado. Há a possibilidade de um devoto de Kṛṣṇa passar a adorar e seguir o Senhor Shiva? hari hara om”.

"om namo bhagavate narayanaya; om namo bhagavate vasudevaya! Om namaḥ śivaya!

O Senhor Śiva e o Senhor Visnu são unos e os mesmos; não há distinção substancial entre Eles, apenas acidental. Śiva é o maior dos devotos de Viṣṇu; Kṛṣṇa o maior devoto de Śiva. Kṛṣṇa adorava pessoalmente o Sr. Śiva todos os dias com 1.000 flores de lótus, mas um dia faltou uma, então Kṛṣṇa colocou Seu olho para completar (Kṛṣṇa é chamado de aravinda-akṣan "olhar de flor de lótus"). Vendo a devoção do Sr. Kṛṣṇa, Śiva devolveu-lhE o olho, e presenteou-O com o Sudarśana Chakra. Isso está no Śiva Purāṇa. Veja-se, rupa ou forma é apenas um acidente, assim como a cor do cabelo não muda a essência ou substância do cabelo, da mesma forma, os gunāvataras não mudam em substancia. Cada momento cósmico possui uma ação do Supremo. Nossa mente fragmentaria é que separa uma coisa de outra, assim como a ideia de “dentro fora”, “alto e baixo”, etc. Um recipiente tipo um vaso, um copo, um prato, um pote, muda somente o nome, mas a substancia comum deles é sempre a mesma coisa: barro. O Sr. Kṛṣṇa diz textualmente no Bhagavad-gītā 10.23 que Ele é Śiva, e mostra-Se como tal no verso 11.23; há inumeráveis outros textos que afirmam a mesma coisa. O devoto deverá olhar o Sr. Viṣṇu como devoto de Śiva, e o Sr. Śiva como devoto de Viṣṇu. Isso é uma realidade. Sua Santidade Swami Sivananda escreve que, "Śivasya Hṛdayam Viṣṇur Viṣṇocha Hṛdayam Śivah: “Viṣṇu é o coração de Śiva, da mesma forma, Śiva é o coração de Viṣṇu”. Há cinco outras formas do Supremo que são chamados pañchayajña, isso inclui, Ganeśa, Kartikeya, Devī, Śiva e Viṣṇu e Suas inúmeras variações. Há um passatempo que a forma feminina de Viṣṇu chamada Mohinī que concebeu um filho do Sr. Śiva chamado Hari-Hara, também chamado Aiyappa ou Sasta. Por Sua vez, Kṛṣṇa é filho de Śiva e Parvati. Quem conhecer os passatempos de Kṛṣṇa irá ver isso com facilidade. Kṛṣṇa é também Ganeśa, Ganapati, Gajanatha, Jaganatha. O devoto deverá compreender que Deus é o Absoluto, portanto, É onisciente, onipresente, onipotente. Ele pode até mesmo estar numa pequenina pedra (śalagram).


Aiyappa, filho de Mohinī (Senhor Viṣṇu em forma feminina) e Śiva
Nós adoramos a Deus em todos os Seus nomes e formas, portanto, adorar uma Deidade no templo é o mesmo que adorar a Deus pessoalmente. Na atual era, era de kali-yuga, a forma mais doce e aprazível para a compreensão do devoto é Devi na forma de Kṛṣṇa, com dois braços. Mas há outras formas, e tudo irá depender da maturidade espiritual e filosófica do devoto. O Sr. Śiva sempre encaminha o devoto para Kṛṣṇa, e Kṛṣṇa encaminha para Śiva. o maha mantra Hare Rāma Hare Kṛṣṇa contém a expressão 'hare', é a junção de hari (Viṣṇu) e hara (Śiva), isso é bem claro. Tão logo o devoto realize o Supremo, e seu coração é preenchido por amor por Deus, então já não haverá mais diferenças entre uma forma e outra, porque o devoto compreende que tudo é Deus e Deus é tudo.

hari hara om tat sat".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.