Swami Kṛṣnaprīyānanda Saraswatī
prof. Olavo DeSimon
SOCIEDADE INTERNACIONAL GITA DO BRASIL
SOCIEDADE INTERNACIONAL GITA DO BRASIL
SANATANA DHARMA BRASIL
GITA ASHRAMA
Porto Alegre, RS - Brasil
2006-2012
Arjuna recebe ensinamentos sobre o Dharma |
O sistema
védico possui quatro pilares de sustentação da existência, conhecidos como "chaturvarga" (quatro caminhos ou vias): Artha, Kama, Dharma e Moksha. No sentido amplo, Artha diz respeito à riqueza e
sua distribuição justa; a arte e ciência econômica, tanto pessoal, familiar
como do vilarejo, cidade, estado e país. Isso porque a ciência védica vê tudo
de modo global e unitário. Kama diz respeito ao gozo dos sentidos, de forma
justa e equilibrada; dança, música, pintura, escultura, etc., são artes ligadas
ao prazer dos sentidos. Dharma no seu amplo e irrestrito sentido diz respeito à
Justiça de forma justa; portanto, Dharma é o princípio da equidade levado à
prática nas ações humanas. Por fim, Moksha diz respeito a justa maneira de
buscar a liberação do ciclo de Samsara (nascimentos e mortes repetitivos),
liberando-nos.
Como podemos
observar, o princípio de "justiça" ou "justa medida" está sempre presente no Chaturvarga. O Sanatana Dharma tem ocupação com o Karma, ou ação
que alguém realiza. Daí depreende-se que "dharma" é o principio
norteador de todos os princípios. Isso porque o Ahimsa (não-agressão) é a base
do Dharma, então a justa distribuição da riqueza; justa distribuição da
justiça; justa aplicação do gozo dos sentidos, e a justa busca pela liberação, são norteados pelo Dharma ou princípio universal da Justiça. O conceito de
"justiça" é tão variado e está sujeito a tantas interpretações como os
conceitos de "verdade" e "liberdade". A verdade para um
pode não ser para outro, bem como a liberdade de um pode ser a prisão de outro.
Visando diminuir o máximo possível a ambiguidade na aplicação da reta justiça,
a idéia de Dharma apresenta-nos o pricípio da equidade. Equidade, grosso modo,
é sermos iguais com os iguais e diferentes para com os diferentes. Equidade,
também, significa distribuir a justiça de forma justa. Por exemplo, se alguém
coloca uma placa tipo: "proibido entrada de cães", numa pracinha,
isso não quer dizer que cavalos, bois, cães, e outros animais, possam entrar. O
rigor expresso na lei é mais abrangente do que a palavra escrita está dizendo
naquela placa. Equidade, portanto, neste caso, significa que a placa proíbe qualquer
que seja o animal, ainda que este não esteja na placa. Mais correto seria
fazer-se uma placa que dissesse: “Proibido a entrada de animais", mas
então nós também poderíamos estar proibidos de entrar, contudo, todos entendem
que se está falando de animais diferentes de humanos. Isso é aplicar o Dharma:
ações extraordinárias em circunstâncias extraordinárias; aplicar o princípio da
equidade em todas as ações ou Karma.
Feitas estas
colocações iniciais, a seguir veremos como Sua
Santidade Swami Sivananda Maharaj responde a pergunta sobre o que é
Dharma:
Nenhuma
linguagem é perfeita, por isto não há uma equivalência perfeita em inglês ou
português para o termo sânscrito Dharma. É muito difícil definir Dharma. Dharma
é geralmente definido como “reto agir”, ou “obrigação”. Dharma é o princípio da
justiça. É o princípio da santidade. Ele é também o princípio da unidade.
Bhiisma disse nas suas instruções para Yudhishtira que qualquer geração de
conflito é Adharma (contrário ao dharma), e qualquer coisa que coloca um fim
num conflito, e traz e induz unidade e harmonia é Dharma. Qualquer coisa que
auxilia para unir e desenvolver o divino amor universal e a irmandade é Dharma.
Qualquer coisa criada que discorde, fende e fomente a desarmonia, e o ódio, é
Adharma. Dharma é aquilo que sustenta e preenche a vida na sociedade (na
convivência dos homens). As regras do Dharma foram estabelecidas materialmente
para os homens. Dharma causa, como conseqüência, a felicidade, tanto neste
mundo como no próximo. Dharma é um meio de preservação da unidade do Ser. Se
você transgride isto, isto irá destruir você. Se você protege isto, irá
proteger você. Ele é a única companhia após a morte. Ele é o único refúgio da
humanidade.
O que
entusiasma alguém é Dharma. Esta é outra definição. Dharma é o que conduz você
ao caminho da perfeição e da glória. Dharma é o que socorre você diretamente na
comunhão com o Senhor. Dharma é o que torna você divino. Dharma é a escada de
ascensão para Deus. A auto realização é Dharma superior. Dharma é o coração da
ética hindu. Deus é o centro do Dharma.
Dharma
significa Achara ou, a regulação da vida diária. Achara é o supremo Dharma. Ele
é a base para Tapas ou austeridade. Ele conduz à riqueza, beleza, longevidade e
a continuidade da linhagem (de nascimentos). A má conduta e a imoralidade
conduz para a má fama, sofrimento, doença e morte prematura. Dharma possui suas
raízes na moralidade e o controle do Dharma é Deus em Si mesmo.
Maharshi
Jaimini define Dharma como aquilo que é colocado pelos Vedas e que, no final
das contas, não produz sofrimento.
Rishi Kanada,
fundador do sistema Vaiseshika de filosofia, foi quem deu a melhor definição de
Dharma nos seus Vaiseshika s™tras: “Yato-bhyudanihsreyasa-siddhih sa Dharmah”;
“o que leva a realização de Abhyuadya (prosperidade neste mundo) e Nihsreyasa
(total cessação da dor, e realização da eterna felicidade futura) é o Dharma.
Hari
Om Tat Sat