Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de março de 2012

Significado de Dharma


Significado de Dharma  

Swami Kṛṣnaprīyānanda Saraswatī
prof. Olavo DeSimon

SOCIEDADE INTERNACIONAL GITA DO BRASIL
SANATANA DHARMA BRASIL
GITA ASHRAMA

Porto Alegre, RS - Brasil
 2006-2012


Arjuna recebe ensinamentos sobre o Dharma

O sistema védico possui quatro pilares de sustentação da existência, conhecidos como  "chaturvarga" (quatro caminhos ou vias): Artha, Kama, Dharma e Moksha. No sentido amplo, Artha diz respeito à riqueza e sua distribuição justa; a arte e ciência econômica, tanto pessoal, familiar como do vilarejo, cidade, estado e país. Isso porque a ciência védica vê tudo de modo global e unitário. Kama diz respeito ao gozo dos sentidos, de forma justa e equilibrada; dança, música, pintura, escultura, etc., são artes ligadas ao prazer dos sentidos. Dharma no seu amplo e irrestrito sentido diz respeito à Justiça de forma justa; portanto, Dharma é o princípio da equidade levado à prática nas ações humanas. Por fim, Moksha diz respeito a justa maneira de buscar a liberação do ciclo de Samsara (nascimentos e mortes repetitivos), liberando-nos.

Como podemos observar, o princípio de "justiça" ou "justa medida" está sempre presente no Chaturvarga. O Sanatana Dharma tem ocupação com o Karma, ou ação que alguém realiza. Daí depreende-se que "dharma" é o principio norteador de todos os princípios. Isso porque o Ahimsa (não-agressão) é a base do Dharma, então a justa distribuição da riqueza; justa distribuição da justiça; justa aplicação do gozo dos sentidos, e a justa busca pela liberação, são norteados pelo Dharma ou princípio universal da Justiça. O conceito de "justiça" é tão variado e está sujeito a tantas interpretações como os conceitos de "verdade" e "liberdade". A verdade para um pode não ser para outro, bem como a liberdade de um pode ser a prisão de outro. Visando diminuir o máximo possível a ambiguidade na aplicação da reta justiça, a idéia de Dharma apresenta-nos o pricípio da equidade. Equidade, grosso modo, é sermos iguais com os iguais e diferentes para com os diferentes. Equidade, também, significa distribuir a justiça de forma justa. Por exemplo, se alguém coloca uma placa tipo: "proibido entrada de cães", numa pracinha, isso não quer dizer que cavalos, bois, cães, e outros animais, possam entrar. O rigor expresso na lei é mais abrangente do que a palavra escrita está dizendo naquela placa. Equidade, portanto, neste caso, significa que a placa proíbe qualquer que seja o animal, ainda que este não esteja na placa. Mais correto seria fazer-se uma placa que dissesse: “Proibido a entrada de animais", mas então nós também poderíamos estar proibidos de entrar, contudo, todos entendem que se está falando de animais diferentes de humanos. Isso é aplicar o Dharma: ações extraordinárias em circunstâncias extraordinárias; aplicar o princípio da equidade em todas as ações ou Karma.

Feitas estas colocações iniciais, a seguir veremos como Sua Santidade Swami Sivananda Maharaj responde a pergunta sobre o que é Dharma:

Nenhuma linguagem é perfeita, por isto não há uma equivalência perfeita em inglês ou português para o termo sânscrito Dharma. É muito difícil definir Dharma. Dharma é geralmente definido como “reto agir”, ou “obrigação”. Dharma é o princípio da justiça. É o princípio da santidade. Ele é também o princípio da unidade. Bhiisma disse nas suas instruções para Yudhishtira que qualquer geração de conflito é Adharma (contrário ao dharma), e qualquer coisa que coloca um fim num conflito, e traz e induz unidade e harmonia é Dharma. Qualquer coisa que auxilia para unir e desenvolver o divino amor universal e a irmandade é Dharma. Qualquer coisa criada que discorde, fende e fomente a desarmonia, e o ódio, é Adharma. Dharma é aquilo que sustenta e preenche a vida na sociedade (na convivência dos homens). As regras do Dharma foram estabelecidas materialmente para os homens. Dharma causa, como conseqüência, a felicidade, tanto neste mundo como no próximo. Dharma é um meio de preservação da unidade do Ser. Se você transgride isto, isto irá destruir você. Se você protege isto, irá proteger você. Ele é a única companhia após a morte. Ele é o único refúgio da humanidade.

O que entusiasma alguém é Dharma. Esta é outra definição. Dharma é o que conduz você ao caminho da perfeição e da glória. Dharma é o que socorre você diretamente na comunhão com o Senhor. Dharma é o que torna você divino. Dharma é a escada de ascensão para Deus. A auto realização é Dharma superior. Dharma é o coração da ética hindu. Deus é o centro do Dharma.

Dharma significa Achara ou, a regulação da vida diária. Achara é o supremo Dharma. Ele é a base para Tapas ou austeridade. Ele conduz à riqueza, beleza, longevidade e a continuidade da linhagem (de nascimentos). A má conduta e a imoralidade conduz para a má fama, sofrimento, doença e morte prematura. Dharma possui suas raízes na moralidade e o controle do Dharma é Deus em Si mesmo.

Maharshi Jaimini define Dharma como aquilo que é colocado pelos Vedas e que, no final das contas, não produz sofrimento.

Rishi Kanada, fundador do sistema Vaiseshika de filosofia, foi quem deu a melhor definição de Dharma nos seus Vaiseshika s™tras: “Yato-bhyudanihsreyasa-siddhih sa Dharmah”; “o que leva a realização de Abhyuadya (prosperidade neste mundo) e Nihsreyasa (total cessação da dor, e realização da eterna felicidade futura) é o Dharma.

Hari Om Tat Sat