Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

A Necessidade de Regeneração Espiritual

Swami Sivananda

tradução e comentários de

Swami Krsnapriyananda Saraswati

Om Namah Sivalinga!


Nossos antepassados com certeza ficariam assombrados com o que aflige a humanidade nos dias de hoje, a saber: inflação, mercado negro, venda de bebidas alcoólicas, tiroteios, et hoc genus omne. Estes monstros Frankenstein, nos ameaçam nos destruir em pouco tempo, sendo nossa própria criação, sendo impossível escapar de seus efeitos devastadores por sobre a visão espiritual, sobrepondo-se nas nossas vidas, forçando a adotar uma filosofia puramente materialista. Aqueles aspectos, e uma miríade de outros problemas semelhantes, têm a sua origem ao apego a vida luxuriosa, e são produtos da uma tola mania, sendo parte de cada nação nos dias de hoje, sendo considerado o tão “stand” de vida de todos. Os bloqueios econômicos, os constante armamento, os desentendimentos atômicos, são todos resultados da vaidade humana, orgulho, inveja, suspeita mútua, e ódio; e cada nação quer estar a salvo no seu lado, por meio da multiplicação e proliferação do seu poder de destruição; tendo uma disputa regular e uma competição, que se torna cada vez mais cruel e com um poder cada vez mais destrutivo! “Não há remédio para isso”, se ouve em cada lábio da nova geração nos dias de hoje; mas ninguém tem a coragem suficiente e fé para dar passos práticos necessários para parar isto, mesmo a respeito dos custos e consequências. Cada nação quer sobrepor-se a uma outra nação, e cada homem os outros homens para tomar a iniciativa; e assim muitos “jogos divertidos” surgem sem pausa. O círculo vicioso deve ser quebrado de alguma maneira; então, por que, ele não e feito por você mesmo em vez de esperar pelos outros? O mínimo essencial de mudança deve ser levado e conduzido, de forma clara, consciente e visualizada, com o propósito de cada um agir conforme sua própria capacidade para dar uma mudança na visão destrutiva.

O primeiro passo deve ser dado numa mudança do ângulo de visão na vida. Todos os meios materialistas de pensamento e do modo de viver, devem ser abandonados imediatamente. Um simples valor de sentido espiritual deverá ser cuidadosamente inculcado em cada país, em todas as sociedades. Deve-se retornar imediatamente ao um plano de elevado pensamento, por exemplo, seguindo nossos ancestrais, que entenderam que somente a prática da renúncia é a condição sine qua non para a total remoção do orgulho, e do medo, os quais são as raízes de todas as dificuldades no mundo.

Como um suplemento para isso, o espírito do serviço abnegado deverá ser introduzido dentro do coração de cada pessoa desde os dias de infância. Esse é o ponto no qual a religião se junta com a ética e a sociologia; para a primeira posição, apenas o Ser permeia toda a existência. Portanto, cada peça de um serviço feito aos outros equivale a um benefício conferido a si mesmo. Quanto a mais sublime base das ações humanas é reconhecida e adotada, então mais rápido será a evolução em direção a perfeição e divinização.

A ênfase nas relações humanas deve mover-se na retidão das ações. Comunismo, racismo, nacionalismo – todos os “ismos” são apenas diferentes galhos da mesma Hydra monstro, do egoísmo e teimosia sobre “direitos”, e indiferença para com os deveres e, portanto, deverão dar lugar a uma toda envolvente universalidade. A fronteira do “nacionalismo” deverá gradualmente perder o seu significado artificial, e importância; e uma por uma, todas as diferenças, de religião, linguagem, moral, social, cultura, racial, política, etc., deverão desaparecer, e ser substituídos por uma medida comum de visão uniforme, interesse e conduta.

Nesta era de armamentos atômicos, ódio racial, e orgulho político nacional, exploração organizada, privilégios entre nações, intolerância e desconfiança, nossa tarefa não é maior do que alterar e transformar os padrões, regras e planos de governo das nações do mundo. Isso deve ser como uma criação de um movimento todo-envolvente, para uma massa espiritual de educação, e para a purificação e transformação da natureza e propensão individualista das pessoas. A importância acima de todas, e o imperativo e o necessário indispensável refinamento ético, cultural e moral da personalidade individual, está acima na escala mundial, e deve ser realizado por primeiro e em primeiro lugar. Deve-se colocar como prioridade a unidade fundamental ampla de grupos como classe, raça, nações e sociedade humana, colocando-se por sobre o individualismo egoísta.

Grande parte da humanidade tem sido privada de coisas mínimas, devido a desafortunada tendência hedonista do modo de pensar de alguns, bem como da ação grosseira e ambição de meras bestas. Nossa proposta não é uma proposta impossível, uma vez que o Divino existe em todos os seres, e como uma parte integral em cada consciência individual. O método correto que traz isso para a superfície é uma educação verdadeira. Esta tarefa, de forma gradual, e seguramente, irá regenerar a natureza das massas, para que entendam seriamente, e trabalhem, tendo em vista a educação na esfera doméstica, no particular, e na ampla esfera social, no geral – se esperamos criar uma nova geração e trazer interiormente uma nova humanidade que elegerá e manterá os futuros governos e nações, no melhor interesse de todos naquilo que deve ser realizado.

Sabe-se que isso não é uma tarefa fácil; mas nenhuma grande coisa é feita por mágica. Todo o construtivismo implica num árduo trabalho, e ainda mais uma tarefa criativa e construtiva de ampla natureza mundial. Os resultados, talvez, não sejam imediatos. Em grande parte, o fruto de tal trabalho será para a posteridade, enquanto o tempo e a sinceridade do movimento irão configurar os mais antigos pensamentos, e gradualmente irá transformá-los no bem. Assim como um fazendeiro, que deseja colher uma rica colheita, e uma boa safra, não pode fazer muito para alterar o que já esta crescendo nos campos – apesar de ele ter protegido a plantação da pestilência nas raízes – deve iniciar um tratamento no solo, no qual a semente deverá germinar na próxima safra, e então deixar que repouso no silêncio; do mesmo modo, todos aqueles que estão trabalhando para uma paz futura, e o bem-estar dos seres, deverão primeiramente criar uma condição ideal que irá garantir à liberdade, tendo em vista capacitar as futuras gerações para preencher as esperanças e ideais que almejamos nos nossos dias. Se o trabalho é para ter a paz, ele terá que ser menos hipócrita, menos prejudicial, menos complexo de medo, menos escravidão das antigas tradições, e estar desprovido das antigas tradições de exclusivos valores materiais. Sobretudo, os ideais de retidão para a vida, e para levar a vida, considerando os direitos dos homens - necessidades e auto-respeito, como se fossem os nossos próprios -, deve ser realizados primeiramente.
Aqueles atos ou esforços que não geram bem para os outros, ou os atos egoístas, não deve jamais ser feitos. Os atos que devem ser feitos são aqueles para os quais a sociedade clama. Esta é uma breve descrição do que uma reta conduta é: falar a verdade, praticar o Ahimsa, não machucar ou ferir os outros em pensamentos, palavras e atos; não falar palavras duras para ninguém; não mostrar ira para ninguém; não abusar dos outros ou falar coisas más para eles; ver Deus em todos os seres na Vida Divina.

 É por sua conduta que alguém adquire uma vida longa, e por sua conduta que alguém adquire riqueza e propriedades. Ela é um meio de alcançar a meta da vida. Sem uma boa conduta, ninguém pode alcançar qualquer meta. A boa conduta traz fama, longevidade, riqueza e felicidade. Ela eventualmente realiza Moksha. Ela gera virtudes, e estas virtudes prolongam a vida. A boa conduta é o mais edificante rito que propicia o que é celeste. A pessoa deve ter misericórdia para todos os tipos de pessoas. A virtude é saber escolher uma conduta adequada.

Aquilo que é bom ou virtuoso deve-se a conduta que alguém segue. Sempre as marcas da boa conduta são proporcionadas pelos feitos daqueles que são bons ou justos. De fato, é pela conduta que alguém adquire a fama, dependendo dos seus feitos neste mundo e no próximo. Não há nada que uma pessoa virtuosa não possa alcançar. Uma pessoa de bons atos, de fala doce e agradável, não tem obstáculos. As pessoas respeitam tal pessoa, cujos atos são justos, que faz boas ações, mesmo apenas ouvindo falar delas, sem nem mesmo tê-la visto.

“Faça como você gostaria que fosse feito para você. Faça aos outros o que gostaria que os outros fizessem para você”. Este é todo o Dharma. Cuide disso com atenção; você ficará a salvo das dificuldades; pratique isso na sua vida diária.

As pessoas devem cultivar o amor ilimitado. Todo o patriotismo, amor nacional, da própria raça, credo, etc., jamais deverão se permitir como sendo superiores, e sendo fatores de desencorajamento, desunião, discórdia, hostilidade e complexo de superioridade. O amor pela humanidade, e o bem-estar de todos, deverá ser maior do que o amor por sua própria pátria e da sua liberdade pessoal. A verdadeira religião é amor. A verdadeira religião une todos os seus seguidores. Os sábios nos chamam para o fato de que podemos ver Deus em tudo; então nosso comportamento deverá ter a disposição de ver Deus em tudo; devemos nos habilitar para ver Deus em tudo. Deixe-se ensinar a Verdade, pureza, amor, contentamento e abnegação. Que viva a verdadeira fé em Deus nos corações das pessoas, na sua verdadeira essência do espírito de uma verdadeira religião. Apenas neste tipo de fé universal é que repousa a nossa vitória. Uma vez tendo alcançado isso, a principal das tarefas, por sobre todas, tendo a humanidade como finalidade, então a chama divina será acesa no peito de todos, e espontaneamente irá direcionar a realização destas idéias de paz, amor e bem de todos os ideais.

Então o mundo poderá libertar-se do medo e da destruição da guerra; do fanatismo da intolerância religiosa; do ódio e preconceito racial; da ilusão do incentivo da cultura escravagista; do orgulho da caridade que é dada para os outros; da maldade da dialética diabólica do materialismo. Que a paz esteja com todos!

Hari Hara Om Tat Sat

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.