Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

GĪTĀ JAYANTI

 

 Swāmi Śivanānda


© Tradução para o Português de

 Swāmi Kṛṣṇaprīyānanda Saraswatī

SOCIEDADE DA INTERNACIONAL GĪTĀ DO  BRASIL
SANĀTANA DHARMA BRASIL
Gītā Āśrāma

Porto Alegre, RS - Brasil
1997-2010 - 16ª Ed.

Sri Krsna "fala" o Gita para Arjuna

O SAGRADO GĪTĀ JAYANTI ou aniversário do Bhagavad-Gītā, é celebrado por toda a Índia por todos os admiradores e amantes desta mais sagrada das Escrituras no décimo primeiro dia (Ekadaśi) no brilhante mês de Margasīśa (Dezembro-Janeiro), de acordo com o calendário Hindu. Este é o dia em que Sañjaya narrou para o rei Dhritarashtra o diálogo entre Śrī Kṛṣṇa e Arjuna, e assim realizou os gloriosos ensinamentos do Senhor disponíveis para nós, e para todas as pessoas do mundo para todo o sempre.

O Gītā Jayanti assinala um grande dia na história da humanidade. Há aproximadamente seis mil anos atrás um deslumbrante relâmpago, de uma brilhante luz, iluminou o firmamento da civilização humana. Este relâmpago, esta maravilhosa refulgência espiritual, foi a mensagem do Bhagavad-Gītā, dada pelo Próprio Senhor Kṛṣṇa, no campo de batalha de Kurukśetra. Diferente de um relâmpago de luz comum, o qual some após alguns segundos, este brilhante relâmpago, deste dia histórico, continua iluminando através dos séculos, e ainda hoje ilumina o caminho da humanidade na marcha progressiva para a perfeição.

O Bhagavad-Gītā é a mais bela e verdadeira melodia filosófica. Ele contém lições sublimes sobre conhecimento e filosofia. Ele é o “Som Celestial”. Ele é um Evangelho universal. Ele contém a mensagem de vida que se aplica para todos, independentemente de raça, credo, idade ou religião.

O Bhagavad-Gītā foi dado para nós há aproximadamente uns seis mil anos atrás, por Śrī Kṛṣṇa, a encarnação do Senhor, diretamente para Arjuna, Seu mais devotado discípulo. Seus ensinamentos são baseados nos sagrados Upaniśaḍs, antigas escrituras; revelações metafísicas clássicas da Índia.

O Bhagavad-Gītā mostra a via do caminho acima do mundo da dualidade e dos extremos opostos, e nos orienta com o intuito de adquirir a eterna bem-aventurança e imortalidade. Ele é o testamento da ação. Ele ensina a rígida atuação daquele que é responsável na sociedade, e uma vida de esforço enérgico, mantendo o Ser interior intocável por coisas externas, e renunciando aos frutos das ações como oferendas para o Senhor.

O Gītā mostra um caminho para se trilhar acima do mundo da dualidade e dos pares de opostos, e como adquirir a bem-aventurança eterna e imortalidade. Ele é um evangelho da ação (Karma). Ele ensina o rigor do desempenho de alguém na sociedade, e o ativo esforço, mantendo o Ser interior intocável pelas coisas ao redor, renunciando aos frutos das ações oferecendo-as para o Senhor Supremo – Śrī Kṛṣṇa.

O Gītā é a origem do poder e da sabedoria. Ele fortalece vocês quando vocês estão fracos, e os inspira quando vocês se sentem deprimidos e fracos. Ele ensina a vocês como resistir às injustiças e a seguir o caminho da virtude e da retidão.

O Gītā não se trata de um mero livro ou de uma simples escritura. Ele é a viva voz que trás uma mensagem vital e indispensável para toda a humanidade. Seus versos incorporam palavras de sabedoria, advindas do infinito oceano do conhecimento, do Absoluto em Si mesmo.

A voz do Gītā é uma chamada para o Supremo. Ele é o som divino explicado. O primeva origem de toda a existência, todo o poder; o som manifesto: OM. Essa é uma palavra divina. Ela é Nada Brahman, cujo chamado incessante é: “Estejais sempre mergulhado na eterna, inquebrável, contínua consciência da Verdade Suprema”. Essa é a mensagem sublime que o Gītā constrói e apresenta em toda a sua compreensão, e de uma forma universalmente aceita. Essa é a mensagem do Gītā que eu desejo profundamente recordar e enfatizar para vocês.

Estar sempre consciente do Divino; sempre sentindo a presença Divina; viver sempre na consciência do Ser Supremo nas câmaras do seu coração e em tudo ao redor de vocês, isso é, de fato, viver uma vida de plenitudes e de perfeições divinas aqui na Terra. Tal constante relembrança de Deus lhes conferirá a libertação das garras da ilusão e irá libertar vocês de todos os temores. Esquecer-se do Supremo é cair dentro da ilusão. Esquecer-se d’Ele é ser atacado pelo medo. Viver uma inquebrável lembrança da Verdade Suprema é permanecer para sempre na região da luz, da paz e da bem-aventurança, o que está muito longe de ser alcançado pela ilusão e enganos.

Assinalem cuidadosamente como o Gītā enfatiza, sempre e sempre, esta grande mensagem.

O Senhor declara: “Mantenha vossa mente em Mim, e em Mim situa a vossa razão”.

Em outro verso Ele diz: “Portanto, todo o tempo lembre-se de Mim e lute. Você irá, com certeza, alcançar-Me, assim sendo dono de si mesmo”.

E, mais uma vez: “Execute a vossa ação ficando unido Comigo de coração”.

O Gītā orienta vocês para a glória com a senha: “Seja vossa divina tendência, devotando-se a Mim como sua meta, e deixando a sua mente subconsciente tornar-se divina”.

O Senhor, também, nos deu a seguinte garantia segura: “Eu Me transformo no salvador deste mundo mortal para aqueles cujas mentes estão alicerçadas em Mim”.

Tal é a mais iluminada mensagem do Gītā, mostrando o guia para a vida de perfeição, mesmo enquanto é executada numa função aqui mesmo. Há muito tempo que esta mensagem tem sido negligenciada pelo homem. Esquecendo-se do Senhor, o mundo direcionou-se em direção do sentido da indulgência e do dinheiro. Um preço terrível foi pago. Ó Homem! Pare com este esquecimento! O Senhor há nos prevenido contra a negligência: “Ainda que não haja egoísmo, vós não ouvirdes, então ireis perecer”.

É lastimável o fato de que os jovens e as jovens da índia dos dias de hoje sabem muito pouco sobre esta Escritura singular. Ninguém poderá considerar-se como tendo alcançado um bom padrão de educação se não tiver um mínimo de conhecimento do Gītā. Todo o conhecimento pós-graduado; todas as pesquisas das Universidades, são meras cascas de arroz quando comparados com a sabedoria do Gītā.

Viva no espírito dos ensinamentos do Gītā. Meras conversas e palestras não irão ajudá-los em qualquer caminho. Coloquem em prática os ensinamentos desta mais sagrada Escritura, e alcancem a paz e bem-aventurança eternas.

Essência do Gītā

A Figueira da sabedoria
 
O Gītā talvez possa ser sumarizado nos seguintes versos:

1. “Expressar a sílaba una OM, o Brahman, e lembrar-se de Mim na hora de partir, abandonando o corpo desta forma, se alcança a Meta Suprema”.

2. “É certo, ó Senhor, que ao Teu favor sejam os prazeres e delícias do mundo; os demônios fogem de medo de todos os lugares, e todas as hostes de Siddhas curvam-se diante de Ti!”.

3. “Com mãos e pés em todos os lugares; com olhos, cabeças e bocas em todos os lugares; com todos os Seus ouvidos, Ele existe no mundo, englobando tudo”.

4. “Quem quer que medite no onisciente, mais antigo governador de todo o mundo, menor do que o diminuto átomo, o suporte de tudo, de forma inconcebível, refulgente como o sol, estará além da escuridão da ignorância”

5. “Os sábios falam da Asvattha indestrutível, tendo as suas raízes e ramos para baixo, cujas folhas são hinos métricos; aquele que conhecesse isso é o conhecedor dos Vedas”

6. “E Eu estou sentado no coração de todos; de Mim vem a memória e o conhecimento, bem como as suas ausências; Eu sou o que é conhecido por todos os Vedas; de fato, Eu sou o autor do Vedanta, e o conhecedor dos Vedas”.

7. “Fixe a sua mente em Mim; seja devotado a Mim; sacrifique tudo para Mim; curve-se diante de Mim; estando assim unido com todo o seu Ser em Mim, tendo a Mim como o Senhor Supremo, verdadeiramente você virá até a Mim”.

Leia todo o Gītā aos domingos e em outros dias sagrados. Estude bem cuidadosamente os versos do segundo e décimo segundo capítulos, os quais lidam, respectivamente, com o estado de Sthitaprajña (o Yogī e os sábios perfeitos), e Yoga de devoção, nos dezoito versos nectários do capitulo 12, Bhakti-Yoga.

Apenas o estudo do Gītā é suficiente para o propósito de estudo escritural. Vocês irão encontrar a solução para todos os seus problemas. Quanto mais vocês estudarem o Gītā, com devoção e fé, mais profundo o conhecimento se tornará; mais penetrante serão Seus insights, e com muito mais claridade será os seus pensamentos. Ainda que vocês vivam tão somente no espírito de um só verso do Gītā, todas as suas misérias irão terminar, e vocês irão alcançar a meta da vida – paz e imortalidade eternas!

Ninguém mais que o Senhor Supremo, Śrī Kṛṣṇa, pôde trazer este livro maravilhoso e sem precedentes, o qual garante a paz para seus leitores, e o qual guia-nos para alcançar a bem-aventurança.

Os ensinamentos do Gītā são amplos, sublimes e universais. Eles não pertencem a nenhum tipo de seita, culto, credo, tempo, lugar ou país. Eles são queridos por todos. Eles estão dentro do alcance de todos. O Gītā tem uma mensagem de consolo, paz, liberdade, salvação e perfeição para todos os seres humanos.

No dia do Gītā Ashrama todos os aspirantes devem levantar as 4 horas da manhã, e desde o sair do sol até o pôr do sol recitar o Gītā. O método Samputa é usado, isso é, antes de dizer o verso seguinte, o seguinte verso dito, como a seguir:

sarva dharmān parityajya mām ekaṁ śaraṇaṁ vraja
ahaṁ tvā sarvapāpebhyo mokṣa yṣyāmi mā śucaḥ

Deste modo, entre dois versos, este verso é recitado duas vezes. Esse é um método extremamente eficaz de alcançar facilmente a Graça do Senhor e a Mãe Gītā.

Os aspirantes jejuam neste dia, porque é um dia de Ekadaśi. Competições são feitas entre as crianças, tendo em vista desenvolver os seus talentos na recitação do Gītā. As crianças um pouco mais velhas elas podem discursar sobre o Gītā. Este é um maravilhoso método de estudo desta Sagrada e única Escritura, o Bhagavad-Gītā.

A noitinha, um Satsang especial é realizado no qual os estudiosos, Yogīs e Samnyāsis falam sobre o Gītā. Folhetos, folders, e livros contendo os ensinamentos do Gītā, como também traduções da Sagrada Escritura, são distribuídos.

Tome uma resolução no dia do Gītā Jayanti, de que vocês irão, no mínimo, ler um verso a cada dia. Recite o décimo quinto discurso antes de vocês comerem uma refeição. Isso é feito, também, no Sivānanda Āśrama.

Tenha uma edição de bolso do Gītā com vocês o tempo todo. Assinalem alguns versos os quais inspiram vocês. Todos os dias, quando vocês forem pegar um ônibus ou trem, ou em qualquer lugar que estejam, façam uma ligeira leitura. Vocês serão sempre inspirados pelas palavras do Gītā.

Que todos vocês vivam nos ensinamentos do Gītā! Que o Gītā, a abençoada Mãe dos Vedas, guie e proteja vocês! Que vocês sejam nutridos com o leite do conhecimento antigo dos Ūpaniśaḍs.

Glória ao Senhor Kṛṣṇa, o Divino Mestre! Glória a Śrī Vyasa, o poeta dos poetas, que compôs o Gītā! Que Suas bênçãos caiam por sobre nós todos!

hari hara om tat sat

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.