Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Baal Shem Tov

Baal Shem Tov

Israel ben Eliezer


 Swami Venkatesananda

 

Tradução e comentários de



Swami Krishnapriyananda



1. Introdução
Ele é conhecido como “Israel Ben Eliezer”, e ele nasceu por volta de 1.700, num pequeno vilarejo chamado de Okop, possivelmente na Ucrânia. O lugar, a data de nascimento, a pobreza, e afluência de parentesco são coisas de interesse para os acadêmicos mundanos, não para os homens de Deus; Eliezer é o primeiro dos místicos que Israel teve. Mesmo Ele não nos deixou uma pista sobre aqueles dados.

Ele é considerado o Baal Shem Tov (O Mestre chamado “Bom Nome”). Alguns consideram que Ele tenha sido mesmo Moisés. Ele não foi o primeiro Baal Shem (Mestre do Nome), não foi o primeiro hasídico, mas ele, talvez, seja o mais conhecido de todos eles. O Hasídico jura pelo asceticismo e pelo anonimato; de qualquer forma, quando Israel apareceu em cena, Ele tornou-se o mais conhecido Baal Shem. 

O Baal Shem Tov não fundou uma escola de pensamento, apesar dele ser considerado o fundador do moderno Hasidismo. Quando seus discípulos imediatos esboçaram escrever os Seus ensinamentos, Ele gentilmente, mas de forma significativa, os desaprovou dizendo: “Não há nada meu nestas suas páginas; você pensa e você ouve o que Eu não disse”. Mesmo assim, em pouco tempo, ele tornou-se algo especial de uma lenda, graças ao zelo e a devoção de seus devotos.

2. Breve historia da Sua vida
Muito cedo em sua vida ele ficou órfão. A lenda diz que seus pais tinham cem anos de idade quando ele nasceu. De qualquer forma, seu pai tinha por ele uma inestimável alegação, vemos isso no seguinte aviso: “Eu renunciei antes, eu posso fazer você um homem temente de Deus, e a amar àqueles que O temem. Lembre-se de uma coisa: Deus está do seu lado, e apenas Ele deve ser temido”. O jovem Israel foi fiel no sentido de cada palavra.

Israel foi obrigado a casar cedo na vida, mas perdeu a sua esposa pouco tempo depois do casamento. Ele levava a vida fazendo biscates. Uma outra vez ele ficou noivo, desta vez de uma moça que teve um bebê. Pouco tempo depois do parto, o pai da moça faleceu. Anos mais tarde Israel foi ao irmão da moça para pedir sua esposa. O irmão tentou dissuadi-la; e mesmo que Israel avisa-se que a sua vida tinha um propósito espiritual, e como sua esposa ela também, teriam que encarar uma vida de dificuldades. Mas Hannah estava preparada para tudo aquilo. O cunhado odiava o fato de sua irmã e o seu excêntrico cunhado morassem perto dele, de modo que os enviou, então, para longe, nas montanhas Carpathian, onde o jovem casal viveu uma vida miserável.

3. Passatempos transcendentais
A radiação espiritual de Baal Shem Tov crescia em brilho o tempo todo.  É dito que num sábado, um jovem convidado de Baal Shem despertou no meio da noite, assustado ao ver uma chama gigante na casa; ele ficou enormemente maravilhado ao descobrir que a chama saia do corpo de Israel!

É dito que quando ele tinha trinta e seis anos de idade, ele teve uma visão na qual lhe foi revelado para que ele tinha sido destinado para ser um líder espiritual. Na sua humildade e simplicidade inatas ele sentiu-se não ser adequado para isto, e jejuou por três dias. Mas a vontade divina inexoravelmente conduziu-o adiante no caminho da liderança. Ele teve uma sagrada visão; e as pessoas reconheceram nele um líder inquestionável.

4. A simplicidade como exemplo
Baal Shem Tov foi igual com todos, e cada um, ainda que fosse modesto e humilde nos olhos das pessoas tinha livre acesso a ele, e encontravam nele um grande auxílio. Mr. Elie Wiesel falou da seguinte maneira de Baal Shem Tov: “Para ter o Seu repouso você deve pensar em sentir o Seu fogo passando através de você. Um  velho camponês protegeu-O do frio – em retorno, o camponês iria se tornar rico e viver por cem anos. Um rapaz recitou Suas lições com fervor – ele colheu glória entre os seus colegas.  Um ladrão teve a falta de sorte de cruzar o Seu caminho. Descoberto, ele voltou-se para o mestre e disse: ‘Uma vez que você sabe como olhar, por que você não tentar olhar o bem em particular?’ E, assim, até mesmo o ladrão entrou no Jardim Encantado da lenda Hasídica”. Havia aqueles que O criticavam; mas ele não encontrava ninguém que fosse merecedor de Sua condenação. Ele parava para conquistar mesmo os homens mais desprezíveis; ninguém ficava sem a sua atenção. É dito que ele viajava constantemente de um vilarejo para o outro, dando a todos o sentimento de que ele estava em todos os lugares ao mesmo tempo.

5. Os ensinamentos de Baal Shem Tov
Os ensinamentos de Baal Shem Tov são sumamente simples. Ele não condenava a forma clássica, mas ele apontava: “Deus escuta o pastor tocando sua flauta com o prazer que Ele escuta o santo renunciando seus apegos materiais”. Ele ensinava que a vida diária, em si mesma, é vida divina. Ele foi um mensageiro da alegria. Ele assinalava que ele fora unicamente um homem egoísta centrado em si mesmo, e que havia se sujeitado a infelicidade, enquanto que alguém que se conscientizava da alegria da humanidade, alegrava-se a si mesmo, conduzindo alguém para Deus.

A visão de Baal Shem Tov da humanidade inclui todos os seres humanos no meio da santidade ou do pecado; sua visão de vida incluía todos os aspectos.  Ele nunca tentou converter ninguém ao Judaísmo.Ele encorajava a todos para serem fiéis a sua própria fé; para terem fé no seu próprio Ser. O senhor Wiesel disse: “A principal preocupação de Baal Shem era a de criar elos em cada nível. Para ele, tudo o que trazia as pessoas juntas e consolidava a comunidade era bom; tudo o que semeava a discórdia era mau”.

6. Milagres e fim da Sua vida
Muitos milagres são atribuídos a Baal Shem Tov, e diz-se que ele era mesmo ensinado pelos anjos, assim como a lenda de anjos entre os discípulos do Senhor Buddha. Mas a suprema beleza de sua vida repousa na expressão da simplicidade dos seus ensinamentos e na radiante divindade na Sua vida.

No final da sua vida, seu êxtase foi mais intenso do que havia sido antes; seu comportamento tornou-se mais excêntrico do que antes.

Baal Shem Tov viveu sessenta anos de idade. Na época da páscoa Ele ficou doente. Após sete semanas de sua moléstia Ele sentiu que o Seu fim estava próximo. Os discípulos se reuniram ao redor d’Ele, e a tristeza estava escrita em suas faces. Então Ele os consolou: “Por que vocês choram? Eu saio por uma porta, apenas para entrar em outra”.

Hari hara om  Tat Sat

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.