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sexta-feira, 28 de abril de 2017

Eu sou Hindu, e eu não sou um pecador

Eu sou Hindu, e eu não sou um pecador


Udaylal Pai  
Jornalista freelance , escritor e pesquisador

:-:
Tradução e adaptação por

Krsnapriyananda Swami - Olavo DeSimon


Prólogo
Este belo texto, resume a pragmática e a vivência filosófica do Sanatana Dharma, conhecido como "hinduísmo" no Ocidente. A vivência da cultura védica, bem como seus princípios norteadores espirituais remetem-nos a trilhar o caminho da liberação por livre iniciativa, e não por meio de uma imposição restritiva e a consequente punição por não seguir o que é ordenado. Diferente da forma puramente regulativa e restritiva da espiritualidade, a filosofia dos Vedas dá o total apoio a independência da pessoa, instruindo-a antes, sobre as inevitáveis reações das ações que alguém empreenda. Não se trata de uma ameaça punitiva, mas um abrir os olhos para que saibamos que ninguém é uma ilha no mundo, bem como no universo, de modo que não há como alguém atuar sem que haja reação em si mesmo e nos outros. Tendo a noção que só há um único e mesmo princípio em tudo e em todos, certamente a consciência universal é o norte para um hindu. Muito mais do que seguir algo por simples medo de punição ou por recompensa, um hindu busca liberar-se das amarras do "eu" e "meu", princípios egoístas que movem até mesmo religiões calcadas em busca de ganho material.
Udaylal Pai é um hindu prático, portanto, vive-o na intensidade da sua vida diária, não distinguindo ações divinas ou sacras nas atividades de todos. Por que isso? Simplesmente porque deus e a divindade está em tudo e em todos. A ignorância do divino é a causa do sofrimento. Assim, a consciência panenteísta é a principal diferença entre as religiões punitivas ocidentais e a consciência cósmica universal do Sanatana Dharma.

Krsnapriyananda Swami




Eu sou um hindu
O Sanatana Dharma ou “hinduísmo”, como é popularmente conhecido no Ocidente, não é uma religião prescritiva. Não lhe dá uma lista de “faça isso” não “faça isso”. De fato, o Sanatana Dharma permite muita liberdade de pensamento, na medida em que aceita, por exemplo, que se uma pessoa diz que não existe Deus, ela é também referida como Santa. De acordo com os princípios básicos do hinduísmo, o maior pecado é chamar uma pessoa de pecadora. Acreditamos que a força divina existe em todos os seres vivos e não-vivos ... assim, chamar uma pessoa de “pecador” é negar sua divindade.

Em 2006 abril, eu estava em San Jose, Califórnia, para participar de uma conferência. À margem de uma reunião, um colega jornalista, um afro-americano, me disse que somos todos pecadores.

Como pode ser?

"Eu não acho que sou um pecador ..." eu disse.
"Você está dizendo que é perfeito?", Ele ergueu os olhos.
"Sim, é claro, eu sou perfeito com todas as minhas imperfeições ..."
"Isso é ridículo. Ninguém é perfeito ... Para não ser um pecador significa que você nunca quebrou qualquer Lei de Deus? "
"Lei de Deus? O que é isso? Eu não sabia que Deus era um criador de leis "
"Sim - Deus faz leis. Você já mentiu, enganou ou roubou? "
"Eu não me lembro de trapacear ou roubar. Mas eu posso ter mentido. Não dizer a verdade é quase igual a mentir. Hmm ... pode ser ... Eu sou um ser humano comum - na minha infância eu poderia ter roubado doces também "
"Então, você é um pecador"
"Sério? Como pode ter tanta certeza de que eu sou um pecador? "
"As escrituras de Deus dizem assim"
Então - essa é a razão - Ele segue algumas crenças. - O que diz?
"Como um pecador, você está separado de Deus. Mas o Deus te ama o suficiente para querer que você esteja com ele. Portanto, a única maneira de ter seus pecados perdoados é colocar sua confiança em Deus e seguir o que Deus disse ... Caso contrário, você terá que enfrentá-lo por conta própria no Dia do Juízo ... Então, por que você não aceita a si mesmo como um pecador?
"Eu não vou por tais crenças. Eu sigo Sanatana Dharma, em que você não tem que acreditar em nenhuma crença".
"Você está criticando a nossa confiança em Deus como apenas um conjunto de crenças?"
- De jeito nenhum ... Quem sou eu para fazer isso? Eu não estou. Estou apenas dizendo que meus pontos de vista são diferentes ... este é um país democrático, certo? Você tem o direito de expressar sua opinião"
"Então sua religião não diz que você é um pecador?" Ele perguntou.
"Sanatana Dharma ou Hinduísmo não é uma religião prescritiva. Não lhe dá uma lista de faça isso ou não faça isso. Dá muita liberdade de pensamento, tanto que uma pessoa que disse que não há Deus é também referida como Santa ".
"Isso é bull 8 @ # &"
- Essa é a sua opinião. Porque, você é condicionado por suas crenças. Eu não acredito em crenças. Eu sou um buscador da verdade. Com uma mente condicionada como a sua, não se pode buscar a verdade ".
Seu rosto ficou vermelho. Ele ficou realmente muito irritado.
"Não me olhe com raiva. Por favor, não reaja antes de eu terminar. Eu não me sinto inseguro ou magoado se você falar alguma coisa ruim sobre minhas crenças, então por que você deve se machucar? "Eu perguntei a ele.
Isso é muito estranho. Alguns sistemas de crenças que têm o maior número de seguidores do mundo são mais inseguros e se sentem magoados, quando alguém questiona suas crenças ou superstições.
Perguntei-lhe: "Por que vocês se sentem inseguros e zangados ou se machucam quando alguém diz contra a sua fé? Por favor, dê liberdade aos outros para expressar suas opiniões ... "
- Não concordo com você. Você está errado, totalmente errado ", disse ele.
"Você está livre para discordar. Esta é a América, um país democrático ... Você não está me deixando completo ... "
"OK" ele estava esfriando.
"Veja meu amigo, o conceito de bom ou mau é ocidental. O mundo de ver a dualidade e os opostos polares em todos os lugares é semítico. Uma visão totalmente simplista do mundo.  Não é verdade?”
Brahmaa, Vishnu e Shiva, a Trimurti 
"É uma filosofia muito simplista em preto e branco - eu concordo que é muito fácil de entender no nível da mente e seguir também ... mas tudo não pode ser definido em preto e branco. Na verdade, 99% de tudo está no cinza ""Hmm ... eu não entendo. Venha ao ponto, não apenas blah-blah ... Você quer dizer que não há pecado em sua religião? "
"Sim e não ... Não há tal pecado, como por seu conceito, no hinduísmo. Este é apenas outro conceito ocidental que se infiltrou na Índia através dos missionários estrangeiros ... É um conceito estrangeiro trazido a nós por estrangeiros, e não tinha lugar no hinduísmo original "
A visão hindu do pecado não é a mesma que outras visões religiosas ... Por exemplo, os cristãos (particularmente católicos) acreditam que o pecado é uma ofensa contra Deus. De acordo com a teologia católica, um pecado mortal (um ato mau cometido com pleno conhecimento e reflexão significativa) rompe o relacionamento de uma pessoa com Deus e se ele/ela morrer não arrependido em um estado de pecado mortal, ele/ela vai para o inferno.
No hinduísmo, o termo pecado (pāpa em sânscrito) é freqüentemente usado para descrever ações que criam karma negativo, violando códigos morais e éticos. No entanto, é totalmente diferente de outras religiões como o judaísmo, o cristianismo e o islã, no sentido de que o pecado é contra a vontade de Deus - ou contra as leis de Deus.
Em outras palavras, o cristianismo não tem nenhuma teoria do karma, então eles acreditam no julgamento de Deus após a morte. Também todo ser humano é assumido como um pecador desde o nascimento e, portanto, deve temer a Deus, que por sua vez vai então amar a pessoa.  Alguns hindus podem dizer que o bem leva você mais perto de Deus, enquanto o mal leva você longe de Deus - mas não há tal menção em nossas escrituras antigas: mesmo bom karma não pode chegar a Deus ... a pessoa deve transcender ambos pāpa e punya para realizar o supremo ou cósmico….
"O hindu não é responsável perante um Deus pessoal. Ele não pode se arrepender do pecado, e não há perdão. Ele é responsável por suas ações por causa de uma lei inexorável do universo. "
"Oh, eu ouvi a palavra 'karma' - nós também usamos isso enquanto escrevemos notícias, embora eu não entenda completamente o significado. Então você está agora concordando que há karma ruim."
"Karma - é apenas karma, não é bom ou ruim. Os resultados dependem da ação e reação da pessoa, das situações, do espaço e do tempo ... aqui de novo, não podemos promovê-lo como simples preto e branco ou em plataforma 'sim ou não' ... "
"Mas você acredita que o karma cederá ao resultado ..."
"Oh, isso não significa que se você fizer o bem, o resultado será bom, e se você fizer algo ruim, o resultado será ruim. Essa também é uma maneira muito simplista de ver coisas complexas e relacionadas. Se isso é verdade, por que coisas ruins acontecem a pessoas boas? "
"Oh Oh ... você está complicando intencionalmente as coisas, só para ganhar em discussão ..."
"Não. No momento, não estou discutindo com você. Estou tentando expressar o que eu tinha entendido. Eu não sou um autêntico especialista em hinduísmo. Mas, tanto quanto sei, não há expiação formal para o pecado em qualquer lugar nas escrituras hindus "
"Mesmo? Pode explicar mais?
- "Segundo meu conhecimento, no hinduísmo, o pecado não é uma ação. É a reação a uma ação. Significa meramente não julgar e condenar alguém sem uma apreciação plena dos fatos e circunstâncias. Significa não adotar uma atitude mental superior, virtuosa, "mais santa do que tu" ... "
"Assim não há nenhum bom e mau ... como as sociedades podem ou uma comunidade pode, sobreviver sem nenhum conceito moral do bom e do mau?"
- "A sociedade e os conceitos morais são assuntos diferentes. Agora, estamos falando sobre pecado. Nós, hindus, tanto quanto sei, consideramos os bons e maus atos como um retardo na consecução do objetivo final da eterna felicidade e paz. As escrituras védicas dizem que punya ou pāpa são produtos da mente e não possuem qualquer substância ... ".
"Então, como você pode alcançar a salvação?"
- "Isso é o que é. Para nós, não há pecado. Portanto, nenhuma salvação é necessária, apenas iluminação. Devemos simplesmente acordar para nossa divindade inata. Se eu sou parte de Deus, eu nunca posso ser realmente alienado de Deus pelo pecado ... Eu simplesmente não posso fazer nada contra a vontade cósmica, desde que eu estou ciente de que eu sou uma parte de tudo "
As escrituras hindus dizem que todo o universo, incluindo todo ser vivo, é Uno.

Fragmentos de textos védicos


1. aham brahmāsmi - "Eu sou Brahman" (Brhadaranyaka Upanishad 1.4.10 do Yajur Veda)
2. tat tvam asi - "Tu és Isso" (Chandogya Upanishad 6.8.7 do Sama Veda)
3. ayam ātmā brahma - "Este Ser (Atman) é Brahman" (Mandukya Upanishad 1.2 do Atharva Veda)
4. prajñānam brahma - "Consciência é Brahman" (Aitareya Upanishad 3.3 do Rig Veda)

Tudo, tudo, é Deus. Único cósmico. (Separação cria ego e medo - mas isso é outro assunto); e nós somos divinos; deuses (Deus não pessoal, mas realidade impessoal). Qualquer coisa feita para fins puramente egoístas ou para a gratificação do ego, tende a limitar a mente. E essas ações levam você longe do conhecimento do que ele é, finalmente, a compreensão de que você é uno com tudo.
"Eu sinto muito, mas não consigo explicar esses mantras sânscritos como (1) você já tem conceitos condicionados sobre DEUS e (2) eu não sou um bom orador"
- Quer dizer, seus textos sagrados não mencionam o pecado?
"Há dois níveis no hinduísmo - um é o nível mente-corpo - que é conhecido como nível de introdução ao hinduísmo. Tem rituais, fé, superstições, crenças etc. Para ensinar a tais hindus, temos os puranas ou histórias que dizem que há coisas boas e más. Existem deuses e asuras semelhantes aos seus deuses e demônios ... Mas aqui também um hindu tem liberdade para acreditar em qualquer sistema que ele queira seguir "
Sandipani instrui Krsna e Balaram
"Qual é o próximo nível ...?"
"O próximo nível é quando um hindu transcende e se torna um buscador de verdade ... ele vai além de puranas e começa a aprender escrituras védicas ... então ele entende e experimenta a consciência pura ... o eu superior ... nesse estágio, não há pecado ou o mal. Um buscador está ciente da consciência cósmica, então ele simplesmente não pode fazer nada contra o cósmico. Por isso não há pecado para um buscador de verdade "
"Ainda assim, para os hindus no ponto de vista da introdução, vocês têm pecados ..."
"Por favor, não complique com seus conceitos de pecados; pāpa não é a palavra apropriada para o pecado. Você pode dizer, talvez, ‘ações adharmicas (contrária ao dever)’. Isso é uma palavra diferente, e significado diferente também. Ainda assim, digamos que a ação adharmica pode ser traduzida como pecado "
"Aha! ... então você está voltando ao meu ponto. Agora, você explica o que são ações adharmicas? Existem mandamentos? É outra palavra para o pecado?"
"Não ... Como eu disse, não há pecadores, embora haja ações erradas. Somente pela ignorância, cometer várias ações erradas. Não há pecadores, embora haja ações erradas ... "
O Mahabharata, Santi Parva, Seção CLVIII diz: "Cobiça ou excesso desejoso das posses de  outra pessoa (quase um sinônimo de inveja) pode ser considerado como o mairo pāpa. É a partir desta fonte que o pāpa e a irreligiosidade fluem, juntamente com a grande miséria. Esta é a fonte de toda a astúcia e hipocrisia no mundo. É a cobiça que faz os homens pecarem. O orgulho, a malícia, a calúnia, a maldade e a incapacidade de ouvir o bem de outrem, são vícios que devem ser vistos nas pessoas com impureza, estando suas almas sob o domínio da cobiça. Saiba que aqueles que estão sempre sob a influência da cobiça são ímpios. "
"Então, seu Mahabharata diz que existem pecados - há boas e más ações. Então por que você não pode aceitá-lo? É semelhante à nossa fé ... "
"Nem um pouco ... tentando explorar outros ou lavando a mente dos outros também vêm sob o pecado ..." Eu disse, cutucando ele.
O Mahabharata, Santi Parva, Seção XV, diz: "Não há nenhum ato que seja inteiramente meritório, nem qualquer que seja totalmente perverso. Certo ou errado, em todos os atos, algo de ambos é visto ... "
"Diga com palavras simples, não complique as coisas"
"Não existe um direito e um erro prescritivos ... mas, para colocá-lo em palavras simples - no preto e branco para você - prejudicar os outros pode ser considerado como um pecado de acordo com o hinduísmo".
Krsna e Arjuna no campo de batalhas, no Mahabharata
(Slokaardhena Pravakshyaami yaduktham grantakotishu: Paropakaara: Punyaaya Paapaaya Parapeetanam = Significado desta subhashita em inglês: "O que foi dito em milhões de escrituras, vou dizer em apenas na metade de um sloka (verso)- ações que buscam o bem para outros é Punya, e ações que buscam Dificuldade para os outros, é Pāpa ".)
"E qualquer escritura oferece salvação para o ‘seu conceito’ (em citações) de pecado?" Ele bateu de volta para mim.
"Nenhum pecado ... assim nenhuma salvação. Eu disse, esclarecendo ... estar ciente sobre suas ações ... Se você está ciente, você não vai e não pode fazer qualquer pāpa em tudo ... "
- No entanto, no Bhagavad Gita, capítulo 9, versículos 30 e 31, diz: “Mesmo que a pessoa mais pecadora me adore com devoção, e a nenhum outro, ele deve ser considerado justo, pois ele tomou a resolução correta (porque ele fez a santa resolução para desistir dos maus caminhos de sua vida). Logo, ele se torna justo e atinge a paz eterna; Ó Arjuna, sabe que o meu devoto nunca será destruído!”.
"Sim - veja ... veja ... Isso é o que também dizemos - arrepender-se de Deus", ele aclamou.
"Mas há uma diferença séria novamente. Krishna e Arjuna são representações simbólicas. O significado do Gita sloka é: Ao abandonar os caminhos maus em sua vida externa e pela força de sua resolução de direito interno, ele se torna justo e atinge a paz eterna. Em por conseguinte, Krishna é a representação simbólica da consciência cósmica "
"Volte novamente,"
"O corpo-mente traz a ideia do pecado ... O nascimento do próprio pensamento é pecado ... mesmo a espiritualidade sem consciência não o ajudará ... algumas pessoas agem espiritualmente, mas, então, sua espiritualidade é uma coisa de nível de mente ... A mente não pode e não escapará do ego. Portanto, o primeiro e principal aspecto são pensamentos e ações puras - vem do estado de consciência. Se pensamentos e motivos são bons e sustentados pela verdade eterna, qualquer que seja a ação, não haveria pecado algum ... "
- Até a violência?
"Veja, se você olhar para as coisas com a mente condicionada, você pode ver muitos dos acertos e erros. Por exemplo, você pode ver todos os deuses hindus carregando armas com eles. E eles mataram .... Na verdade, os deuses hindus carregam armas para proteger a não-agressão. Para proteger dharma ... "
"Deixe-me dizer-lhe - você chamá-lo bom ou mau ou pecado ou adharma. Para mim é difícil de entender ... "
"Assim é Hinduísmo - difícil de entender, mesmo para seus próprios seguidores ..." Eu adicionei.
- Um verdadeiro seguidor do Sanatana Dharma não se envolverá no karma adharmico. Por quê? Não é devido ao temor de DEUS que um hindu nunca seja ensinado a temer a Deus. Não é por causa de uma proibição de entrada no céu. Mas por causa de seu amor a Brahman ou o Cosmos. Um hindu é responsável per se, pois, ele sabe que ele é parte integrante da natureza cósmica ... a qual é consciência ...
"Ok ... Mas você pessoalmente acredita em pecados? Seja honesto comigo ... não me dê essa consciência ou esclarecimento ou porcaria de Brahman e tal."
"Meu caro amigo, eu não sou uma pessoa iluminada. Eu ainda estou no Hinduísmo no patamar introdutório, embora eu esteja tentando ser um buscador. Eu ainda tenho o maldito problema com ego sutil (que vem em disfarce), então, eu não estou plenamente consciente. Eu acredito em algo bom e ruim. Segundo penso, alguns dos piores pecados no hinduísmo encontra-se naqueles que estão desejando coisas ruins para os outros, sem entender que eles são parte de todos nós. Eu também considero comer carne como pecado. Mas há hindus que comem carne. Eles não pensam isso como pecado. Isso significa que a definição de coisas ruins ou pecado é relativa - diferente para diferentes hindus ... Não há padronização do bem e do mal como as outras religiões "
"Ei, eu também sou vegetariano e também acredito na não-violência. Os cristãos também professam a não-violência, você sabe? "
"Isso é ótimo. Então, em suma, o pecado no hinduísmo = dar dor ou tortura ou até mesmo fazer alguém sentir-se mal, por sua mente, palavras ou por ações. (Mansa, vaachaa, karmana) ... "
"Então, você vai receber punição e ir para o inferno ... lol", ele riu.
"Não ... Não ... Não ... .de novo, nós não temos um castigo como o seu. Apesar de Garuda Purana falar sobre "inferno" e "céu", o assunto está completamente ausente nos textos mais antigos do hinduísmo. As escrituras autênticas não têm tal inferno e céu. Nós temos triloka, mas é um conceito diferente ... Todas as ações são governadas pela lei do Karma ... "
De repente, ele perguntou: "Você gosta de Jesus Cristo? ..."
"Claro que sim ... Creio que Cristo era um homem iluminado como Buda, Madhvacharya e Sankaracharya ... Isso não significa que eu tome tudo o que eles dizem como verdade. Eu sou um hindu por nascimento e por desejo ... Então eu tenho liberdade e escolha para acreditar no que eu quero ... "
"Estou feliz por você ter uma visão equilibrada. Eu também deveria ler estas coisas sobre o hinduísmo. Eu espero que você não vá pensar que somos fanáticos, como eu, que fiquei meio irritado ... "
"De modo nenhum…"


Nós nos tornamos bons amigos e ainda continuamos a amizade.

FONTES

- Site do autorLet's share and care...
- Livro do autor sobre o temaWhy Am I a Hindu? The Science of Sanatan Dharma