Pesquisar este blog

sábado, 28 de outubro de 2017

Gopashtami - oitavo dia de Giri Govardhana


Gopashtami - oitavo dia de Giri Govardhana

Textos e comentários de

Swami Krsnapriyananda Saraswati
Dr. Olavo DeSimon

Gita Ashrama
2017



Krsna protege as vacas de Vraja


Gopashtami
Esta comemoração ocorre no Ashtami tithi (oitavo dia da lua crescente), durante o mês de Kartik Shujla Paksha (lua quarto crescente). É um festival muito famoso em Mathura, Vrindavana, e em outras áreas de Vraja, na Índia.

Conforme o calendário mitológico hindu, o Senhor Krishna ergueu a montanha de Govardhana com o seu kanishtha (dedinho mínimo) da mão esquerda, no dia que ficou conhecido como Govardhana Puja, salvando a população de Vraja da fúria de Indra, o qual enviara um demônio que soprou uma imensa tempestade, e fez chover sem parar por 7 dias e noites. Por fim, após este período, vendo que Krishna se mantinha firme, Indra aceitou a derrota, sendo este dia conhecido como Gopashtami (oitavo dia).

O Senhor Krishna sugerira que a população de Vraja parassem com o festival anual de Indra. E isso, então, enfurecera o semineus das chuvas, o qual decidira inundar Vraja. Indra falhou na sua tentativa de afogar a todos, inclusive as vacas. Todos se protegeram embaixo da montanha erguida por Krishna.

No dia de Gopashtami as pessoas decoram as vacas e bois, que são adorados por sua bondade em servir alimentos e dar vida a todos. Krishna recebeu o nome de Gopala (protetor das vacas) nesta ocasião, tendo sido dado por Srimati Bhumi Devi em pessoa, em homenagem ao seu gesto de protegê-las embaixo da montanha.

Jay Sri Krishna Gopala; jay Gopashtami!

Questionário
Indra, montado no seu elefante.
- o que significa Gopashtami?
R. é o oitavo dia de Giri Govardhana (montanha das vacas), quando Indra se rendeu a Krsna, e pediu o perdão a ele, por ter provocado chuvas e tempestades. Contudo, Krsna disse não poder perdoá-lo, uma vez que Indra tinha ofendido às vacas, bem como a montanha que dava alimentos e remédios para todos, e que as vacas são nossas segundas mães. Indra, então, ofereceu enviar um filho, poderoso arqueiro e invencível, mesmo contra Karna, filho do deus Sol – Surya Deva -, o maior e mais poderoso arqueiro do universo, para auxiliar Krsna na guerra de Kurukshetra. Mesmo assim, Krsna disse não poder perdoar, desde que a ofensa fora contra os devotos e não contra ele em si. Indra invocou com devoção a interferência de Laksmi Devi. Vendo isso, Laksmi, a personificação da compaixão, na forma de Bhumi Devi, aproximou-se de Krsna e pediu perdão em nome de Indra, uma vez que reconhecia a ignorância de Indra, e que o filho enviado por Indra seria muito importante para poder vencer a guerra. Krsna sempre atende os pedidos de Ma Devi, então, o devoto que comete alguma ofensa, deve pedir para Devi para que peça perdão para Krsna em seu nome.

Arjuna, o guerreio filho de Indra.
- O que aconteceu com o nome de Krsna?
R. Vendo a intercedência pessoal de Devi, Krsna, então, aceitou perdoar Indra, mas esse deveria proteger, de ali para diante o povo de Vraja, bem como fazer reverências a Giri Govardhana. Krsna aceitou o fato de Indra enviar um filho para ajudar na guerra do Mahabharata (o qual foi feito com o poder místico que Kunti Devi recebera), o qual receberia o nome de Arjuna (brilhante como a prata; daí o nome “argentum”, prata em Latim). Devi concedeu o nome de Govinda para Krsna, o que significa “querido das vacas”, ou “protetor das vacas – e ou gopis”.

- qual o significado de Krsna erguer a montanha com o dedo “kanishtha”?

Krishna ergue a montanha de Govardhana
R. a palavra “kanishtha” significa “pequeno, menor, secundário, iniciante...”, tendo o sentido de que tudo o que ocorre no mundo material é inferior ao Supremo. Indra estava cheio de orgulho, inveja, presunção, prepotência, os quais são aspectos típicos do egoísmo e da identificação objetiva: eu sou o corpo e suas relações. Quando Krsna mostrou que o poder de Indra era inferior ao dedo mínimo de Sua mão, ele também mostrou que nada é maior do que o Absoluto, e nada supera o amor dos devotos.

Para saber mais: Giri govardhana





Gopuja