Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Devi - o aspecto divino feminino

 Devi - o aspecto divino feminino


Swami Krsnapriyananda Saraswati
Gita Asrama 
2005-2011
Ambika Devi ou Durga

AVISO: Acione o Mantra no final deste texto, então poderá lê-lo com profundo entendimento!

Devi
Neste mundo cada individuo possui sua mãe. Mas a Verdade ou Devi é a mãe de toda a humanidade. Aqueles que seguem a sua mãe jamais irão defrontar-se com dificuldades em sua vida. A nossa mãe que nos traz ao mundo está condicionada ao espaço e tempo, e irá abandonar o corpo algum dia, mas a Verdade não é limitada nem pelo tempo nem pelo espaço, permanecendo sempre em todos os três períodos de tempo (criação, conservação e destruição). Ela é a mestra de todos os três mundos. Então, todos devem seguir a nobre Mãe. O termo Devi, refere-se a esta nobre Mãe.

Devi é o nome da Mãe Divina. A Deusa Devi é, também, chamada de Sathva Srarupini, expressão que significa que Ela é a incorporação da Verdade. Por isso, adorar a Verdade significa adorar a Deusa Devi. Se você entender e seguir esta Verdade, você será bem sucedido em todos os campos; isso, também, proclamam os Vedas. Devi é referida com vários nomes, tais como Durga, Laksmi, Saraswati, etc. Ela é descrita como a incorporação de Sakti, a energia universal. A Sakti Suprema se manifesta pessoalmente naquelas formas. Durga nos concede energia, física, mental e espiritual. Laksmi nos concede riqueza de muitos tipos, não apenas dinheiro, mas riqueza intelectual, riqueza de caráter e outras virtudes elevadas. Mesmo a saúde é um tipo de riqueza. Laksmi nos fornece riqueza. Saraswati nos concede inteligência, capacidade intelectual, poder de raciocínio, e de discernimento (Viveka). Nossa mãe é uma combinação de todas estas coisas divinas. A Mãe Divina nos dá energia, riqueza, e inteligência. Ela está constantemente desejando nosso avanço na vida. Portanto, a Mãe Divina ou Devi representa as três deusas que nós adoramos.

A palavra
O termo “devi” também simboliza as três Gunas ou qualidades da natureza, a saber, Satwa, Rajas e Tamas. Devi na forma Rajásica anula as forças do mal, e protege as qualidades Sattivas (bondade). Quando as forças da injustiça, imoralidade, e da inverdade crescem em grandes proporções, e o egoísmo é o egocentrismo são dominantes; quando todos perdem o sentido de bondade e compaixão, então o princípio Atmico, assumindo a forma de Sakti, pegando as qualidades Rajásicas, vem destruir os elementos maus. Este é o significado da forma de Devi como Durga. Para pacificar a Deusa terrificante, Suas filhas oferecem Kumkum vermelho (pó vermelho de cúrcuma, um tipo de pepino). A Deusa vendo os Seus pés adornados com o pó vermelho sangue, assegura-Se de que o mal foi vencido, e então Ela assume a Sua forma agradável. O significado interno de adoração a Devi com cúrcuma vermelha é o apaziguamento da Deusa. O significado de Durga, Lakshmi, e Saraswati, deve ser corretamente entendido. As três representam os três tipos de potencias num homem. Ichchaa Sakti, ou força de vontade; Kriya Sakti, o poder de ação resoluta, e Jñana Sakti, o poder de discernimento.

Saraswati manifesta-se no homem como o poder da fala, Vaak. Durga, está presente na forma de dinamismo. Laksmi, manifesta-se na forma de poder de vontade. O corpo indica Kriya Sakti. A mente é o repositório de Ichchaa Sakti. O Atma é o Jñana Sakti. Kriya Sakti vem para o corpo, o qual é material. O poder que ativa o corpo é Ichchaa Sakti. O poder que induz as vibrações do Ichchaa Sakti é Jñana Sakti, o qual é irradiação de energia.

Triguna Gayatri
Laksmi, Durga, Saraswati
Estas três potências são representadas pelo Mantra Om Bhur Bhuvah Suvaah. Bhur, representa Bhuloka, a Terra. Bhuvah, representa a força da vida; a consciência no homem. Suvaah representa a o poder de irradiação. Todos estes três aspectos estao presentes no homem. Deste modo, Durga, Laksmi, e Saraswati residem no coração humano.

Os homens tendem a exibir as qualidades Rajasicas, como ira, e ódio e paixão. Estes são os aspectos ameaçadores de Durga. Os sons e a poesia divina, com agradáveis vibrações, indica o poder de Saraswati. As qualidades puras despertam num homem cuja a compaixão, amor, auto-domínio, e simpatia, provenientes de Laksmi.

Quando adoramos Durga, Laskmi, e Saraswati, externamente em pinturas, imagens, etc., Elas nos dão a forma física das potências sutis que estão dentro d´Elas. De modo desafortunado, os homens hoje em dia não reconhecem os poderes que estão dentro deles, e não desenvolvem o respeito pelas formas. Os relacionamentos entre o material e o sutil precisam ser entendidos. O remédio para a vida do homem está dentro dele mesmo. Mas o homem procura remédios em outros lugares. Tudo o que precisamos é apenas direcionamento para a visão interior, e então experimentar o Divino que está dentro. O segredo está em converter o Ichchaa Sakti por desejo por Deus; converter o Kriya Sakti para dentro de uma força direcionada para ações divinas, e converter o Jñana Sakti dentro do Ser divino.

hari om tat sat 

Devi Mantra Puja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.