Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de julho de 2011

Gurupurnima

GURUPURNIMA

 por
 Swami Sivananda

 



© Tradução para o Português de
Swami Krsnapriyananda
prof. Olavo DeSimon

Gītā Āśrama
Porto Alegre, RS - Brasil
2004-2011

           
Sri Vyasadeva Maharishi (fonte da imagem)


O dia de lua cheia no mês de Aśad (Julho-Agosto) é extremamente auspicioso, trata-se do dia sagrado chamado Guru Purnima. Neste dia, sagrado para a memória do grande sábio, Bhagavan Śrī Vyāsa, Sannyasins arranjam-se em algum lugar para estudar e discursar o três vezes abençoado Brahma-sutras, composto por Mahaṛṣi Vyāsa, em engajam-se nos estudos do Vedānta e na investigação filosófica. 

Śrī Vyāsa fez um serviço inesquecível para a humanidade em todos os tempos, pela edição dos quatro Vedas; ter escrito os oito Purānas, o Mahābhārata, e o Śrīmad-Bhāgavatam. Nós apenas temos que reembolsar o profundo débito da nossa gratidão que lhes devemos, pelo constante estudo de Seus trabalhos e prática de Seus ensinamentos, transmitidos especialmente para a regeneração da humanidade, nesta era de ferro ou Kali-yuga. Honrando este personagem divino, todos os aspirantes espirituais e devotos, realizam o Vyāja Pūjā neste dia, e os discípulos adoram seus mestres espirituais. Santos, monges e homens de Deus são honrados e recepcionados com atos de caridade por todos os chefes-de-família, com profunda fé e sinceridade. O chamado período de Chaturmas (“os quatro meses”), inicia neste dia; Sannyasins ficam num só lugar (não peregrinam) durante os quatro meses seguintes de chuvas, engajando-se nos estudos do Brahma-sūtras, e na prática da meditação. Este dia é marcado de profundo significado. Ele evoca a chegada das esperadas chuvas. A água tensa e armazenada nas nuvens, e o tempo quente do verão, agora manifesta-se na abundante chuva que conduzem ao advento do frescor da vida em todo o lugar. Deste modo, todos se colocam seriamente dentro da prática atual e da teoria, e a filosofia que tem sido armazenada neles através do estudo paciente. Os aspirantes começam ou resolvem intensificar com toda a seriedade, corretamente o Sādhana ou prática espiritual, deste dia em diante, gerando novas ondas de espiritualidade. Tudo o que você tiver lido, escutado, visto e estudado transforma-se, através do Sādhana, dentro de uma contínua efusão de amor universal, incessante serviço devocional, e contínua oração e adoração do Senhor que está localizado em todos os seres.

O dia de adoração ao preceptor espiritual é um dia de pura alegria para o aspirante espiritual sincero. Estimulados pela expectativa de oferecer suas respeitosas reverências ao amado Guru, os aspirantes esperam por esta ocasião com ânsia e devoção. É somente o Guru que quebra as cordas que atam e liberam o aspirante das amarras da existência terrestre. Os śrutis dizem: “Para o elevado e sólido aspirante, cuja a devoção ao Senhor é grande, e cuja devoção para seu Guru é grande tal como para o Senhor, os segredos explicados ficam iluminados”. O Guru é Brahman, o Absoluto ou Deus em Si mesmo. Ele guia e inspira você do mais íntimo coração no seu ser. Ele está em todo o lugar. 

Tenha um novo ângulo de visão. Contemple todo o universo como a forma do Guru. Veja as mãos guiantes, a voz despertante, o toque iluminado do Guru em todos os objetos nesta criação. Todo o mundo irá agora surgirá transformado diante da sua mudança de visão. O mundo como o Guru irá desvelar todos os preciosos segredos da vida para você, e conceder sabedoria para você. O Guru supremo, como manifesto na natureza visível, ira ensinar a você a mais valiosa lição da vida. 

Śrī Vyāsadeva Mahāṛṣi  e o "Valmik-ramayan"
Adore diariamente este Guru dos Gurus, o Guru que ensinou o Avadhuta Dattatreya. Dattatreya, via Deus como o Guru dos Gurus; considerava a Natureza como Seu Guru, e aprendeu muitas lições das Suas vinte e quatro criaturas, e por conseguinte, Ele dizia que tinha vinte e quatro Gurus. O silêncio, todo-residente com sua elevada contenção; o comportamento da árvore frutivera com o seu auto-sacrifício; a forte árvore Banya, residindo com paciência dentro da pequena semente; a gota de chuva cuja persistência desgasta até mesmo as rochas; os planetas e as estações com suas metódicas pontualidades, e regularidade, eram os Gurus divinos para Dattatreya. Aqueles que desejarem ver, e escutar, aprenderão.

A Lua brilha pelo reflexo da luz ofuscante do Sol. Esta é a Lua cheia do dia do Purnima, que reflete o seu esplendor, a gloriosa luz do Sol. Isso glorifica o Sol. Purifique-se a si mesmo por intermédio do fogo do serviço abnegado e Sādhana, e como a Lua cheia, refletindo a gloriosa luz do Ser. Torne-se um refletor pleno do esplendor Brahminico, a luz das luzes. Trace a sua meta: “Eu irei ser uma testemunha viva da divindade, o brilhante sol dos sois!”. 

Apenas o Ser Supremo é real. Ele é a alma de todos. Ele tudo em todos. Ele é a essência deste universo. Ele é a unidade que jamais admite a dualidade sob toda as variedade e diversidades da natureza. Vós sois este imortal, todo penetrante, todo bem-aventurado Ser. Vós sois Isso! Realize isto e seja livre.

Lembre das seguintes quatro importantes linhas dos Brahma Sutras:

1. Athatho brahma jijnasaa: Agora, portanto, a investigação do Brahman;
2. Janmasya yathah: do qual tudo se origina;
3. Sastra yonitwat: as Escrituras são o meio do reto-conhecimento;
4. Tat tu samanvayat: para o qual são o principal suporte (do universo). 

Jaya Guru Shiva Guru Hari Guru Ram
Jagad Guru Param Guru Sat Guru Shyam

Cerimônia de gurupuja (padukya)  em Karshni Vanaspati
Para fortificar e afirmar a fé do homem vacilante, e para garantir a atitude que é necessária para a realização de toda a adoração, os antigos mestres definiram a personalidade do Guru. Adorar o Guru é adorar o Supremo. Neste mundo de mortalidade, o Guru é tal qual um embaixador de uma corte estrangeira. Assim como um embaixador represente uma nação inteira, a qual ele pertence, assim, também, o Guru é alguém que está representando o sublime e transcendental estado, o qual ele alcançou. Assim como honramos um embaixador honramos a sua nação, do mesmo modo adorar e oferecer adoração para o Guru visível é verdadeiramente dirigir a adoração e o culto à Realidade Suprema. Assim como uma árvore distante que não podemos ver torna-se conhecida através da flagrância de suas flores que florescem, espalhando-se para todos os lados, assim, também, o Guru é a flor Divina que dissemina o aroma do Atman ou divindade neste mundo, e assim proclama o Senhor imortal, que é invisível para os olhos físicos. Ele está sustentando o testemunho do Ser Supremo; é a contraparte do Senhor sobre a Terra, e através da adoração a Ele se alcança o Ser uno.

No dia do Guru Purnima levante-se as 4 horas da manhã, no Brahmamuurta. Medite nos pés de lótus do seu Guru. Mentalmente ore por Sua Graça, que somente através da qual se pode alcançar a auto-realização. Faça vigoroso Japa e medite, cedo, nas horas da manhã. Após o banho, adore os pés de lótus do seu Guru, ou a Sua imagem ou pintura com flores, frutos, incenso e cânfora. 

Jejue ou tome apenas leite e coma frutas o dia todo. No anoitecer, sente-se com os outros devotos do seu Guru e discuta com eles as glórias dos ensinamentos do seu Guru.

Alternativamente, você pode observar o voto de silêncio, e estudar os livros escritos pelo seu Guru, ou mentalmente refletir sobre os Seus ensinamentos.

Assuma novas decisões neste dia sagrado e trilhe o caminho espiritual de acordo com os preceitos do seu Guru.

À noite, reúna-se novamente com os outros devotos, e cante os Nomes do Senhor e as glórias do seu Guru

A melhor forma de adorar o Guru é seguir os Seus ensinamentos sagrados, para brilhar com a verdadeira incorporação dos Seus ensinamentos, e para propagar a Sua glória e a Sua mensagem.
Om Tat Sat