Aspiração e Realização
Swami Sivananda
© Tradução para o Português de
Swami Krsnapriyananda Saraswati
prof. Olavo DeSimon
prof. Olavo DeSimon
Pañca Mukha Ganapati |
Apenas boas intenções não realizam. Elas devem estar respaldadas com boas ações. Você deve entrar no caminho espiritual com a melhor intenção de alcançar Atma-jñana, mas a menos que você seja vigilante e diligente, a menos que você faça um intenso e rigoroso Sādhana, a menos que você guarde a você mesmo da luxúria, da ira, da inveja, do egoísmo, e do interesse pessoal, apenas as boas intenções não irão capacitá-lo para alcançar o sucesso.
A pureza moral e a aspiração espiritual são os primeiros passos na procura do caminho. Sem uma forte convicção em valores morais, não há realmente sucesso na vida espiritual no mesmo numa vida de bem.
Austera autodisciplina é absolutamente essencial. Autodisciplina não significa a supressão, mas amansar a brutalidade interior. Isso significa a humanização no animal e espiritualização do humano.
Você deverá quebrar o solo duro antes de plantar a semente. A semente quebra-se por si mesma antes de surgir como uma planta. A destruição precede a construção. Isso é uma lei imutável da natureza. Você deverá destruir a sua natureza bruta antes de desenvolver a natureza divina.
O caminho espiritual é áspero, espinhoso e íngreme. Os espinhos devem ser removidos com paciência e perseverança. Alguns espinhos são internos, e outros são externos. Luxúria, orgulho, fúria, ilusão, vaidade, etc., são espinhos internos. A companhia com pessoas de más inclinações são os piores espinhos externos. Portanto, evite as más companhias. Durante o período de Sādhana, não se misture muito; não fale muito; não caminhe muito; não coma muito; não durma muito. Observe cuidadosamente os cinco “não-faça”. Misturar-se causa perturbações na mente. Falar muito irá causar distração da mente. Caminhar muito irá causar exaustão e fraqueza. Comer muito induzirá em preguiça e sonolência.
Om Tat Sat