Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Avatāra


Avatāra
Swami Krishnaprīyānanda Saraswatī
prof. Olavo DeSimon

SOCIEDADE INTERNACIONAL GITA DO BRASIL
GITA ASHRAMA
Porto Alegre, RS - Brasil
1997-2012

Dāsa Avatāras de Viṣṇu



A palavra Avatāra é de uso popular, mas o seu verdadeiro significado e origem são raramente conhecidos. O Dicionário Aurélio, descreve o seguinte: "AVATAR: Do sânscr. Avatāra, 'descida' (do Céu à Terra), pelo fr. avatar.] S. m. 1. Rel. Reencarnação de um deus, e, especialmente, no hinduísmo, reencarnação do deus Viṣṇu. 2. Transformação, transfiguração". De fato, o termo sânscrito “avatāra” significa "Deus que desce", ou simplesmente, "encarnação". 

Swami Śivānanda escreve que há uma "lei universal" que comanda ou governa o aparecimento de um Avatar. Ele diz, "A lei que governa a descida do Senhor por sobre a Terra é a mesma em todos os tempos, em toda a parte. Existe a descida de Deus para a ascensão do homem. A meta de todo o Avatāra é salvar o mundo dos grandes perigos, destruir os malvados e proteger os virtuosos. Disse o Senhor Krishna: 'Sempre que há a decadência da retidão, então Eu mesmo em pessoa saio e venho a Terra; para proteção do bem, destruição dos pecadores, pela segurança de firmemente estabelecer a justiça, Eu nasço de era em era'”.

De um modo amplo e genérico, um Avatāra é uma encarnação do Ser Supremo, numa de Suas inumeráveis formas, que possui uma atividade que se e somente se Ele pode articular e realizar. Portanto, quando uma forma pessoal do Supremo descende, seja como um homem ou uma mulher, no mundo material, fica conhecido como uma encarnação do Supremo ou Avatāra

O processo de descida de Deus, como uma "encarnação", pode, aparentemente, relacionar-se diretamente com o conceito de "entrada num corpo físico", feito de carne e ossos, uma vez que há uma relação com a palavra "encarnação" com o termo latino "carnis", que significa “carne”. Mas apesar disso, um Avatāra não se trata de uma alma ordinária, mas do Supremo em si mesmo, de modo que Seu corpo é feito de matéria transcendental.

Um Avatāra é conhecido pelos Seus feitos extraordinários. Todos os Avatāras  existem na eternidade, e estão livres das leis da matéria grosseira, bem como dos aspectos transitórios do mundo material como tempo, e espaço, etc. Apesar de nenhuma obrigação de ter contato com a energia material do mundo, os Avatāras descendem para proteger, dar instruções e resgatar. Apesar de Eles mostrarem atos que lembrem tristeza e ira, jamais podem ser comparados com sentimentos humanos comuns. Os seres humanos possuem atitudes que são de desejos terrestres, como medo, e ira. Um Avatāra, por Sua vez, age na Sua própria natureza, de modo divinamente bem-aventurado, realizando Līlās ou passatempos transcendentais, para agradar aos Seus devotos
.
O Absoluto é uno, e apesar disso Ele se manifesta em inumeráveis formas – rūpas - neste mundo. Viṣṇu, por exemplo, tem uma forma doce e meiga como Śrī Kṛṣṇa; Viṣṇu com Sua flauta; há, também, a forma aterradora de Viṣṇu como Homem-leão, que venceu um demônio considerado invencível; também temos a forma do Senhor Rāma, que nos dá um verdadeiro exemplo de verdade, força e persistência. Há, também a forma do Senhor Śiva, que veio como Śrī Śaṅkara, para recuperar os textos védicos e a filosofia védica que estava obscurecida pela mentalidade ateia e o budismo niilista.

Cada um Avatāra possui uma missão em particular, sendo, portanto, uma forma única do desvelamento da Verdade Absoluta. 

Um estudo das Escrituras védicas, sob a bênção da graça indispensável do Guru, irá desvelar que um Avatāra do Senhor é necessário para restabelecer a paz no mundo, bem como para resgatar a Verdade, que se perde devido o passar do tempo, e a tendência que as pessoas têm de se envolverem com as atividades materiais, esquecendo-se das espirituais.

Hari Hara OM Tat Sat