Avatāra
Swami Krishnaprīyānanda Saraswatī
prof. Olavo DeSimon
prof. Olavo DeSimon
SOCIEDADE INTERNACIONAL GITA DO BRASIL
GITA ASHRAMA
Porto Alegre, RS - Brasil
1997-2012
Dāsa Avatāras de Viṣṇu |
A palavra Avatāra é de uso
popular, mas o seu verdadeiro significado e origem são raramente conhecidos. O
Dicionário Aurélio, descreve o seguinte: "AVATAR: Do sânscr. Avatāra,
'descida' (do Céu à Terra), pelo fr. avatar.] S. m. 1. Rel. Reencarnação
de um deus, e, especialmente, no hinduísmo, reencarnação do deus Viṣṇu. 2. Transformação,
transfiguração". De fato, o termo sânscrito “avatāra” significa
"Deus que desce", ou simplesmente, "encarnação".
Swami Śivānanda escreve que há
uma "lei universal" que comanda ou governa o aparecimento de um
Avatar. Ele diz, "A lei que governa a descida do Senhor por sobre a
Terra é a mesma em todos os tempos, em toda a parte. Existe a descida de Deus
para a ascensão do homem. A meta de todo o Avatāra é salvar o mundo dos
grandes perigos, destruir os malvados e proteger os virtuosos. Disse o Senhor Krishna:
'Sempre que há a decadência da retidão, então Eu mesmo em pessoa saio e venho a
Terra; para proteção do bem, destruição dos pecadores, pela segurança de
firmemente estabelecer a justiça, Eu nasço de era em era'”.
De um modo amplo e genérico, um Avatāra
é uma encarnação do Ser Supremo, numa de Suas inumeráveis formas, que possui
uma atividade que se e somente se Ele pode articular e realizar. Portanto,
quando uma forma pessoal do Supremo descende, seja como um homem ou uma mulher,
no mundo material, fica conhecido como uma encarnação do Supremo ou Avatāra.
O processo de descida de Deus,
como uma "encarnação", pode, aparentemente, relacionar-se diretamente
com o conceito de "entrada num corpo físico", feito de carne e ossos,
uma vez que há uma relação com a palavra "encarnação" com o termo
latino "carnis", que significa “carne”. Mas apesar disso, um Avatāra
não se trata de uma alma ordinária, mas do Supremo em si mesmo, de modo que Seu
corpo é feito de matéria transcendental.
Um Avatāra é conhecido
pelos Seus feitos extraordinários. Todos os Avatāras existem na eternidade, e estão livres das leis
da matéria grosseira, bem como dos aspectos transitórios do mundo material como
tempo, e espaço, etc. Apesar de nenhuma obrigação de ter contato com a energia
material do mundo, os Avatāras descendem para proteger, dar instruções e
resgatar. Apesar de Eles mostrarem atos que lembrem tristeza e ira, jamais podem
ser comparados com sentimentos humanos comuns. Os seres humanos possuem atitudes
que são de desejos terrestres, como medo, e ira. Um Avatāra, por Sua
vez, age na Sua própria natureza, de modo divinamente bem-aventurado, realizando
Līlās ou passatempos transcendentais, para agradar aos Seus devotos
.
O Absoluto é uno, e apesar disso
Ele se manifesta em inumeráveis formas – rūpas - neste mundo. Viṣṇu, por
exemplo, tem uma forma doce e meiga como Śrī Kṛṣṇa; Viṣṇu com Sua flauta; há,
também, a forma aterradora de Viṣṇu como Homem-leão, que venceu um demônio considerado
invencível; também temos a forma do Senhor Rāma, que nos dá um verdadeiro
exemplo de verdade, força e persistência. Há, também a forma do Senhor Śiva,
que veio como Śrī Śaṅkara, para recuperar os textos védicos e a filosofia
védica que estava obscurecida pela mentalidade ateia e o budismo niilista.
Cada um Avatāra possui uma
missão em particular, sendo, portanto, uma forma única do desvelamento da Verdade
Absoluta.
Um estudo das Escrituras védicas,
sob a bênção da graça indispensável do Guru, irá desvelar que um Avatāra
do Senhor é necessário para restabelecer a paz no mundo, bem como para resgatar
a Verdade, que se perde devido o passar do tempo, e a tendência que as pessoas
têm de se envolverem com as atividades materiais, esquecendo-se das espirituais.
Hari Hara OM Tat
Sat