Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de setembro de 2010

O que é Dikśa?

O que é Diksha?


Swāmi Kṛṣṇaprīyānanda Saraswātī


SOCIEDADE INTERNACIONAL GITA DOBRASIL


GITA ASHRAMA

Porto Alegre, RS - Brasil

1997-2010


O Sermão da Montanha - Yuz Asaf e Seus discípulos.  


Diksa significa iniciação, ou seja, uma introdução num processo contínuo de serviço devocional. Na tradução literal desta palavra encontramos os sentidos de, “obrigação”, “observação estrita”; o significado é este: “estrito cumprimento das obrigações”, “dedicação”, “concentração”, naquilo que o Guru ensina e pede para que seja seguido. “Diksha” não é uma mera cerimônia. A cerimônia de Diksa meramente dá uma ilustração do início do processo. Se o discípulo não cumpre as regras do Guru, não serve a Deidade e ao templo do Guru, tampouco ajuda na missão do Guru com serviço abnegado, o Diksa deixa de existir. Na ocasião do Diksa é feita uma cerimônia para limpar as impurezas ou impressões negativas (Samskaras) do Bhakta pretendente; ele recebe uma misericórdia, então deverá ser eternamente grato por isso. Também, é dito que o serviço devocional é eterno. Tão logo alguém ache que não deva mais ajudar ao Guru e a sua missão, rompendo os votos, mesmo que o Guru não esteja mais no planeta, então é certo que o discípulo está caído, mergulhado em Maya, e seu sofrimento no Samsara será grande.

Quando alguém se aproxima do Guru e lhe pede Diksa, é o mesmo que dizer: “Sim! deixarei a vida perversa, animal e ignorante, seguirei Suas instruções, e irei prestar serviço abnegado por toda minha vida”. Isso é Diksa. De outro modo, é outra coisa, uma coisa qualquer, que não pertence a tradição.

Diksa não é pagar por uma cerimônia ou dizer uma coisa e não cumprir. Por isso, o Guru quando não recebe o devido respeito o então pretendente a Diksa deixa de participar do Parampara. Ser fiel ao Guru e a sua missão é outro fator indispensável. Do contrário, será algo inócuo e sem valor.

Diksa é o constante serviço devocional de forma abnegada ao Guru e a Sua missão, pela eternidade.

Hari Hara Om Tat Sat



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.